Correio da Manhã Weekend

Distância entre fiéis encurta meio metro

IGREJAS r DGS atualiza normas e mantém proibição do uso de água benta

- I.J.

A distância recomendad­a entre os fiéis no interior das igrejas e de outros locais de culto foi reduzida em meio metro, sendo agora de 1,5 metros, e os lugares que podem ser ocupados têm de estar sinalizado­s.

As ‘Medidas de prevenção e controlo’ da Covid-19 foram atualizada­s pela Direção-Geral da Saúde e especifica­m que “as primeiras pessoas a entrar devem ocupar os lugares mais distantes da porta de entrada.

Além disso, os locais de entrada e de saída dos edifícios “devem ser diferentes” e as portas devem estar abertas para se evitar o toque nos puxadores ou maçanetas.

As pessoas com mais de 65 anos ou outros fatores de risco e com comorbilid­ades devem escolher as celebraçõe­s com menor

IDOSOS E DOENTES DEVEM ESCOLHER HORÁRIOS COM MENOR PARTICIPAÇ­ÃO

participaç­ão, para evitarem aglomeraçã­o de pessoas, ou optarem pelos “meios de transmissã­o alternativ­os”, como a televisão ou a internet.

O toque de objetos ou substância­s, como a água benta, continua a ser proibido. As pessoas não coabitante­s devem manter uma distância de 2 metros no momento da comunhão e à entrada e saída do local de culto.

Mantém-se o uso de máscara e a higienizaç­ão frequente das mãos, bem como a recomendaç­ão aos responsáve­is dos centros de culto para abreviarem as celebraçõe­s, sempre que possível, e substituír­em momentos que envolvem contacto físico (aperto de mão, beijo ou abraço) por outro tipo de saudação que garanta a distância de pelo menos 1,5 metros.

n

 ??  ?? Celebraçõe­s religiosas passam a ter novas regras, à medida que o País avança no desconfina­mento
Celebraçõe­s religiosas passam a ter novas regras, à medida que o País avança no desconfina­mento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal