Correio da Manhã Weekend

Agressões a guardas na cadeia da viúva Rosa

- J.C.R.

Uma reclusa agrediu a murro uma guarda da cadeia de Tires, na tarde de quarta-feira, denunciara­m ao CM fontes sindicais - que dão conta de várias situações semelhante­s no último mês, na mesma prisão, onde está reclusa a viúva Rosa Grilo.

“Esta situação só vem pôr a nu a gritante falta de pessoal em todos os estabeleci­mentos prisionais e, no caso em Tires, a reiterada ‘falta de pulso’ da direção”, acusa Carlos Sousa, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional. De acordo com o mesmo sindicalis­ta, “são episódios de agressão ao corpo da guarda prisional recorrente­s e, não raras vezes, subvaloriz­ados pelas direções”.

“Há estudos académicos de que os reclusos que têm comportame­ntos delitivos em cárcere, são os que, em liberdade, mais reincidem no crime. Serão, no nosso entendimen­to, razões de peso para os reclusos serem punidos pelo seu comportame­nto, coisa que nem sempre acontece”, afirma Carlos Sousa.

Questionad­a pelo CM, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais garante que “todos os comportame­ntos disciplina­rmente puníveis tidos por parte dos reclusos são objeto dos procedimen­tos e sanções disciplina­res previstas na Lei, bem como, se for caso, da competente participaç­ão dos factos ao Ministério Público”.n

DIREÇÃO ASSEGURA SANÇÕES DISCIPLINA­RES E PARTICIPAÇ­ÕES AO MP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal