Correio da Manhã Weekend

Promotores contra lugares sentados

DESCONFINA­MENTO r Governo aumenta lotação dos recintos para 75%

- CAROLINA MARQUES DIAS

AAssociaçã­o de Promotores de Espetáculo­s, Festivais e Eventos (APEFE) defende o fim da obrigatori­edade de lugares sentados em espetáculo­s culturais, com o alargament­o da lotação dos recintos para 75% que, segundo o Governo, entra em vigor amanhã. “Pela interpreta­ção do que saiu já na resolução anterior quando aumentou a lotação dos recintos de 50 para 66% - depreende-se que lotação é lotação. Para nós, aumento da lotação dos recintos é exatamente como nos transporte­s. Os transporte­s públicos passaram a ter lotação de 100% e não distingue se é sentado ou de pé”, explica Álvaro Covões, da direção da APEFE. Ao CM, o responsáve­l defende ainda que, “consideran­do que nos espetáculo­s é obrigatóri­a a apresentaç­ão do certificad­o digital ou de um teste negativo, é muito mais seguro ir a um espetáculo do que os transporte­s públicos”.

Covões refere também que o facto de os espetáculo­s estarem obrigados a ter o público sentado traz consequênc­ias para o setor. “A verdade é que 80% da nossa atividade continua privada de trabalhar, porque enquanto não for possível fazer espetáculo­s em pé estamos delimitado­s, visto que não podemos trabalhar. E estamos há 19 meses sem trabalhar.”

Segundo Álvaro Covões, tem havido diálogo entre as associaçõe­s do setor, a Direção-Geral da Saúde e o Governo, mas a tutela peca pela demora nas respostas. O responsáve­l lembra que os resultados dos eventos-piloto realizados em abril e maio e ainda não foram divulgados.n

ÁLVARO COVÕES REVELA QUE 80% DO SETOR ESTÁ PRIVADO DE TRABALHAR

 ??  ?? Atuais regras obrigam público a assistir a eventos culturais sentado. Lotação muda na segunda-feira
Atuais regras obrigam público a assistir a eventos culturais sentado. Lotação muda na segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal