Correio da Manhã Weekend

As reformas de Costa

-

Na dócil entrevista publicada no ‘Expresso’, António Costa enumera os ministério­s com maior cresciment­o orçamental em 2022. Ciência, Educação, Saúde, Administra­ção Interna e Cultura. Todos, garante, com aumentos de dotação acima dos 1,2%.

A par de Marcelo, Costa já tem um lugar na História por ser o governante que manteve o País à tona nesta longa pandemia. Mas, se quiser sair de mera nota de rodapé no relato do tsunami viral, terá de mostrar a ousadia de passar das palavras às políticas na reforma estrutural do Estado.

Portugal precisa com urgência de um choque modernizad­or na Educação e na Saúde. Também toda a máquina do Estado urge ser renovada (os parques informátic­os estão uma vergonha, em especial na Justiça, mas também na Saúde).

A modernizaç­ão do aparelho do Estado precisa de incidir nos equipament­os tecnológic­os e nas pessoas. É necessário um plano ousado de reformas antecipada­s, sem perda de direitos, para a nossa envelhecid­a Função Pública, que assim abrirá espaço a uma nova geração de quadros. Esta renovação estava prevista no excelente plano estratégic­o gizado por António Costa Silva, mas desaparece­u do discurso de António Costa. O ensino público não poderá retomar a qualidade sem esta renovação geracional.

Na Saúde, o maior problema está na atrativida­de da carreira pública, e na incapacida­de de impor a retenção no domínio público de quadros especializ­ados com custo de formação, per capita, de centenas de milhares de euros. É necessário que os novos médicos devolvam parte do investimen­to feito pela comunidade, antes de rumarem ao setor privado ou ao estrangeir­o.

Terá Costa e os seus flébeis ministros capacidade para responder ao que urge? Aguardemos.n

É NECESSÁRIO UM PLANO OUSADO DE REFORMAS ANTECIPADA­S

 ??  ??
 ??  ?? MIL PALAVRAS
OCTÁVIO RIBEIRO
JORNALISTA
MIL PALAVRAS OCTÁVIO RIBEIRO JORNALISTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal