Correio da Manhã Weekend

SUBSÍDIO DE ISOLAMENTO POR COVID CUSTOU 80 MILHÕES DE EUROS

EVOLUÇÃO r Em fevereiro e março, os pagamentos superaram os 20 milhões de euros mensais

- RAQUEL OLIVEIRA

Adespesa com o subsídio de isolamento profilátic­o, pago aos trabalhado­res que estiveram em casa por terem contactado com alguém doente ou estarem com Covid, custou até julho cerca de 80 milhões de euros. Trata-se, segundo o Governo, de um “impacto significat­ivo” no âmbito das medidas excecionai­s e temporária­s aplicadas na pandemia.

Fevereiro e março foram os meses em que a despesa com o isolamento – que não excede os 14 dias – foi superior a 20 milhões de euros, tendo estado a baixar desde abril, o que correspond­e, respetivam­ente, ao pico da doença e depois ao período de confinamen­to. Em julho, o valor pago foi de oito milhões de euros, de acordo com a execução orçamental.

Os trabalhado­res em isolamento, determinad­o pelas autoridade­s de Saúde, recebem um subsídio no valor total da remuneraçã­o de referência líquida.

Os últimos números disponívei­s, até início de maio, mostram que deram entrada nos serviços da Segurança Social 683 647 pedidos de apoio ao isolamento profilátic­o. Em cinco meses, o total de pedidos era muito superior aos 10 meses do ano passado: 375 705. Quanto ao valor gasto, só este ano o Executivo passou a desagregar esta despesa na execução orçamental. Segundo o documento, a Segurança Social gastou em apoios às empresas e às famílias devido à doença mais 1,5 mil milhões de euros. Do lado da receita, a perda associada à Taxa Social Única terá sido de 203 milhões de euros.n

TOTAL DOS APOIOS ÀS EMPRESAS E FAMÍLIAS SOMOU 1,5 MIL MILHÕES

 ??  ?? Pedidos de apoio por isolamento profilátic­o foram mais de 680 mil em cinco meses
Pedidos de apoio por isolamento profilátic­o foram mais de 680 mil em cinco meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal