Correio da Manhã Weekend

Mata mulher à facada e confessa ao filho

CRIME r Joaquim Sousa matou mulher em casa. Discordava­m sobre o destino a dar a terrenos CONFISSÃO r “Eu vou preso, matei a tua mãe”, disse o homicida ao filho pouco depois do homicídio

- ANA ISABEL FONSECA

Uma discussão sobre o destino a dar a terrenos levou à morte de Deolinda Lopes. A mulher queria vender os bens, mas o marido pretendia dar os mesmos às filhas. Na madrugada de 2 de novembro do ano passado, a idosa, de 74 anos, foi assassinad­a com quatro facadas, em Penafiel. O homicida ligou depois a um filho, que foi até à casa e encontrou a mãe morta. Por indicação dos meios de socorro, para quem telefonou, o homem ainda tirou a faca que estava espetada nas costas da vítima e tentou estancar o sangue, mas sem sucesso.

Joaquim Sousa foi detido logo após o crime e vai começar a ser julgado em setembro. Responde por homicídio qualificad­o e detenção de arma proibida.

A acusação diz que a vítima e o homicida estavam casados há 49 anos e tinham sete filhos quatro homens e três mulheres. Na madrugada do crime, o casal estava no quarto e começou a falar sobre os terrenos. “Merecias levar uma chapada”, disse Joaquim, de 73 anos, à mulher.

A discussão subiu de tom e Joaquim foi à cozinha buscar uma faca com a qual atingiu Deolinda Lopes no pescoço, no peito, no abdómen e nas costas. “Já não me f... mais”, afirmou o homem antes do ataque.

Após o violento homicídio, Joaquim ainda chamou pelo nome de uma filha que residia no rés do chão, mas acabou por desfalecer. Acordou pouco depois e ligou para um dos filhos. “Eu vou preso, matei a tua mãe”, afirmou. O homem dirigiu-se logo à casa, mas já não conseguiu salvar a mãe.

O Ministério Público dá conta de que o crime foi violento e que a vítima não tinha feridas defensivas. “Ao desferir tais facadas com a faca de cozinha no corpo da sua esposa, Deolinda, usando instrument­o com grande potenciali­dade letal e atingindo a vítima em órgãos vitais, o arguido sabia que podia provocar-lhe a morte, propósito que visava alcançar e que ocorreu”, lê-se na acusação.n

HOMEM ESTÁ ACUSADO DE HOMICÍDIO E DETENÇÃO DE ARMA PROIBIDA

 ??  ?? 1
1 Joaquim Sousa após ser detido pela PJ
1 1 Joaquim Sousa após ser detido pela PJ
 ??  ?? 2
2 Crime ocorreu na casa da família, em Penafiel
2 2 Crime ocorreu na casa da família, em Penafiel
 ??  ?? 3 3 Deolinda Lopes, de 74 anos
3 3 Deolinda Lopes, de 74 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal