Correio da Manhã Weekend

O analista de Belém

- OCTÁVIO RIBEIRO JORNALISTA

Oanalista Marcelo Rebelo de Sousa terá dito no Palácio de Belém que Costa não se recandidat­a à liderança do PS em 2023. Logo, segundo o analista de Belém, Costa não se recandidat­ará à liderança do Executivo que emanará das eleições previstas para setembro/outubro desse ano. Sobre este tema, o Presidente Marcelo guardará um prudente silêncio.

O analista Marcelo está cheio de razão, Costa não deverá recandidat­ar-se à liderança do PS, nem irá apoiar abertament­e nenhum dos candidatos à sua sucessão, como já garantiu.

Vamos a contas: nas eleições Presidenci­ais de 2026, Costa estará a caminho dos 65 anos, somados a 17 de julho, e Marcelo dos 78, a 12 de dezembro.

O analista Marcelo acha ainda que Costa terá dois caminhos após 2023, ou irá para um cargo na eurocracia de Bruxelas, ou será candidato às Presidenci­ais. De 2023 a 2026 é um ápice. É óbvio que Costa e a sua inseparáve­l Fernanda Tadeu deverão querer selar a vida política com uma década no mais alto cargo da Nação. E Portugal voltará a ter uma primeira-dama ativa e reconhecív­el pelo Povo na sempre discreta esposa de Costa. Nessa altura, início de 2026, Marcelo estará a preparar-se para vestir a pele inteira de comentador e analista, sem necessidad­e destes números gagos onde um prestigiad­o jornal faz manchete com a escuta de um eco do Palácio de Belém.

Assim faz pagar Marcelo essa incómoda homenagem de Costa ao sempre desassombr­ado Francisco Pinto Balsemão.n

ASSIM FAZ PAGAR MARCELO A INCÓMODA HOMENAGEM DE COSTA A BALSEMÃO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal