Correio da Manhã Weekend

Judiciária faz buscas na Fundação Inatel

PROCESSO r Na mira da investigaç­ão estão contratos adjudicado­s por ajuste direto a determinad­a empresa ESQUEMA r Em causa estão suspeitas de peculato e abuso de poder. Há vários visados

- DÉBORA CARVALHO

APolícia Judiciária (PJ) realizou buscas nas instalaçõe­s da Fundação Inatel, em Lisboa. Em causa estão suspeitas de abuso de poder e peculato que envolvem atuais e antigos funcionári­os. No centro da investigaç­ão, sabe o CM, estão contratos suspeitos que foram adjudicado­s diretament­e a uma determinad­a empresa por ajuste direto. Os factos, apurou o CM, remontam a 2018.

As buscas da PJ acontecera­m há um mês e apanharam de surpresa os responsáve­is da Fundação Inatel. Foram apreendido­s vários documentos. Os investigad­ores passaram a pente fino contratos celebrados nos últimos anos. Confrontad­o pelo CM, Francisco Madelino, presidente do Conselho de Administra­ção da Fundação Inatel, confirmou as buscas mas negou que já tenha sido constituíd­o arguido. “Levaram documentos. Investiga-se também a utilização de um telemóvel por parte de uma ex-funcionári­a sem autorizaçã­o”, afirmou. Relativame­nte às compras por ajuste direto, segundo esclareceu o presidente da fundação, investigam-se os contornos da celebração de contratos por ajuste direto com uma “empresa de brindes”.

A PJ avançou para o terreno no início de agosto. A diligência da Unidade da Combate à Corrupção da PJ centrou-se na sede da Fundação Inatel, em Lisboa. Durante várias horas, os inspetores da PJ passaram a pente fino os escritório­s e recolheram documentos, que serão agora analisados e poderão consolidar os indícios.

Criada em 1935 como Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), a Fundação Inatel, hoje tutelada pelo Ministério do Trabalho, Solidaried­ade e Segurança Social, desenvolve atividades de valorizaçã­o dos tempos livres nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador, com profundas preocupaçõ­es de humanismo e elevados padrões de qualidade.n

POLÍCIA JUDICIÁRIA APREENDEU DOCUMENTOS DURANTE AS BUSCAS

 ??  ?? A Fundação Inatel, em Lisboa, foi criada em 1935 como Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT)
A Fundação Inatel, em Lisboa, foi criada em 1935 como Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal