Correio da Manhã Weekend

Alívio no IRS sem aumento de impostos

MUDANÇA r Leão diz estar a estudar dois novos escalões com “seriedade”, para evitar passos atrás ORÇAMENTO r Executivo otimista com aprovação das contas de 2022, referindo “mais condições”

- WILSON LEDO

OGoverno garante que “não haverá aumento da carga fiscal” através de outros impostos para compensar o alívio com a revisão dos escalões de IRS. A promessa foi feita ontem pelo ministro das Finanças, à margem de uma reunião do Ecofin, na Eslovénia.

Segundo João Leão, o Governo quer aumentar a progressiv­idade do imposto, criando dois novos escalões, “com seriedade e responsabi­lidade”. “Neste momento, não existe nada em concreto”, referiu.

“Nós não estamos só preocupado­s com o próximo ano, mas também em garantir que as coisas são sustentáve­is e que, no ano seguinte, não temos de voltar atrás”, reforçou João Leão.

O primeiro-ministro já adiantou que a intenção é desdobrar o terceiro e o sexto escalões de IRS. Como avançou o CM, a medida terá impacto em cerca de 1,5 milhões de famílias, com alívios para os agregados que ganhem até aos 60 mil euros.

A medida integra o Orçamento do Estado para 2022, para o qual João Leão diz haver “muito mais condições” para conseguir luz verde dos restantes partidos, tendo em conta o desempenho dos vários indicadore­s económicos, como a taxa de desemprego.

A apoiar as contas do próximo ano, como um “dos principais eixos”, estará a bazuca europeia. O Governo prevê executar três mil milhões de euros do Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a já em 2022.

“Estão a ser preparados concursos e compromiss­os em diferentes áreas, e espera-se que isso tenha, já no próximo ano, um impacto muito substancia­l na recuperaçã­o da atividade”, destacou João Leão.

A proposta do Orçamento do Estado para 2022 deve ser entregue na Assembleia da República dentro de um mês. Os parceiros à esquerda têm-se queixado de falta de diálogo por parte do Governo.n

TRÊS MIL MILHÕES DA BAZUCA PARA EXECUTAR NO PRÓXIMO ANO

 ??  ?? João Leão deslocou-se à Eslovénia, para reunião conjunta dos ministros das Finanças
João Leão deslocou-se à Eslovénia, para reunião conjunta dos ministros das Finanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal