Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Sociedade Anónima (abrev.). Habitante ou natural de Java. Feraz. 2. Rijeza (fig.). Tempo Médio de Greenwich. Planeta telescópic­o. 3. Inspirar dó, compaixão. Áspero. 4. Estar em chama. Designa intensidad­e, separação, oposição (pref.). Cofres. 5. Que tem de facto existência. Pôr-se a caminho a partir de um local. Diz-se da arte, principalm­ente da pintura natural, ingénua, sem artifícios. 6. Diz-se de ou substância para adoçar com pouco valor calórico. 7. Instituto Camões (abrev.). Pôr cara a cara. 8. Festas da antiga

Roma em honra de Jano. Prefixo de negação.

9. Faiscado. 10. Contente. Cortar e triturar com os dentes. Bebedeira (gír.). 11. Espécie de canoa escavada num tronco de árvore. Grosa (abrev.). Não acertar com. 12. Fataça, tainha. No decurso de. 13. Título dado aos chefes de certas tribos muçulmanas e aos descendent­es de Mafoma. Âmago. Camareira. 14. Enrolar em forma de mala. Proteção. Senhor (abrev.).

VERTICAIS

1. Tirar para fora à força. Sectário de Baal, divindade dos Assírios e Fenícios. 2. Arquipélag­o formado por nove ilhas, situado no Atlântico Norte. Ornato ou lavor formado por linhas retas que voltam sobre si, formando sempre ângulos retos. 3. Vaga. Madeira utilizada no bordo ou costado dos navios. 4. Contr. da prep. de com o pron. pess. ele. Espécie de panorama, que representa o interior de um edifício iluminado.

5. Pessoa que representa uma personagem em peças teatrais, filmes ou telenovela­s. Diário. Matéria corante azul de origem vegetal. 6. Alúmen. Fazer parte de uma súcia. Pedra benta sobre a qual, durante a missa, o sacerdote coloca o cálice e a patena com a hóstia. 7. Cálice místico que, segundo a lenda medieval, serviu a Jesus na última ceia com os apóstolos. Nevoeiro e poluição (Londres). 8. Líquido que corre e cai em veia ou fio. Deixei fugir. 9. Pessoa ou coisa de género feminino de que se fala. Orvalhar. Alguma. 10. Porca. Unidade monetária da África do Sul e da Namíbia. Entre os Gregos, na mitologia, era o filho de Vénus e deus do Amor. 11. Inclinar-se (o navio). Aquilo que o artífice produz. 12. Utensílio de calafate para assentar a estopa nas costuras do navio. Caixa em que se recolhem os votos nas eleições. 13. Muito grande (Brasil). Porção de caça abatida. 14. Gâmeta feminino das plantas antes da fecundação. Limpar, esfregar com areia ou outro pó.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal