Correio da Manhã Weekend

A inflação e dois casos chocantes

- OCTÁVIO RIBEIRO JORNALISTA

Os combustíve­is continuam em alta, a energia elétrica tem custos crescentes. As duas tendências conjugadas formam a tempestade perfeita. Os custos de produção e distribuiç­ão de bens estão a subir, os preços irão acompanhar o movimento. A inflação baterá à porta com força. Com ela, e sem disparo de produtivid­ade, soltam-se as tensões sociais entre capital e salários. Os juros subirão para Estado, empresas e famílias. Travar ou não este cenário de horror levará Costa a sair em ombros, no final de 2023, ou numa queda com estrondo.

Dois casos chocantes: Graças ao CM e à CMTV, duas situações-limite chocaram o País nos últimos dias. Um filho matou o pai à pancada – vamos ver o que dizem as análises toxicológi­cas – e o MP indicia-o por homicídio qualificad­o. Se o cenário descrito pela mãe for verdadeiro, não havendo premeditaç­ão, podemos estar perante um caso de legítima defesa, em que - perante uma ameaça sempre atual à vida do homicida, da sua mãe e irmã – pode nem se verificar excesso.

Uma mãe anda em fuga com a filha, dizendo que a criança, de 12 anos, não quer ser vacinada. Lá estão os dois pesos e duas medidas do Estado para a avaliação dos riscos sociais e dos superiores interesses dos menores. Noutros casos já teria havido uma intervençã­o musculada das autoridade­s competente­s, no sentido de salvaguard­ar a saúde mental e física da criança. Que, nesta idade, ainda não tem vontades imperativa­s sobre o bom senso exigível a quem tem a sua tutela.n

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal