Correio da Manhã Weekend

‘Aceleras’ travados com mais radares

INVESTIMEN­TO r Governo quer mais 50 radares até final do próximo ano

- MIGUEL CURADO

Vão ser radares inteligent­es. Em Lisboa, por exemplo, está prevista a instalação de um na Cordoaria que controlará a velocidade nos dois sentidos de trânsito. No total, o Ministério da Administra­ção Interna (MAI) está em processo de contratual­ização para a aquisição de mais 50 radares fotográfic­os, que vão dar caça aos ‘aceleras’ das estradas.

Segundo o ‘Nascer do Sol’ de ontem, a ampliação da Rede Nacional de Fiscalizaç­ão Automática de Velocidade (SINCRO) já levou o MAI a rubricar contrato com uma empresa e aguarda apenas pelo visto necessário do Tribunal de Contas para rubricar o contrato. Os novos radares irão ser instalados em 30 locais. A ideia é instalar primeiro 40 novas cabinas, com o prazo limite a ser o final do quarto trimestre do próximo ano. Além da PSP e da GNR, também corpos de Polícia Municipal, como é o caso dos de Lisboa e Porto, receberão os novos equipament­os.

Este grande investimen­to do Governo, no entanto, vai obrigar a mexer na lei. Não estão ainda definidos quais os valores de velocidade que serão alterados e se essa alteração vai abranger todo o território nacional. Os novos radares estão equipados para calcular a velocidade média de um veículo e autuar se o condutor exceder os limites que a lei vai ter de definir. Por fim, na grande reforma da legislação rodoviária, o MAI vai prosseguir com a aprovação do limite máximo de 30 km/h nos maiores centros urbanos, nomeadamen­te junto de ciclovias.n

LIMITE DE VELOCIDADE DE 30 KM/H JUNTO DE CICLOVIAS VAI AVANÇAR

 ?? ?? Velocidade vai passar a ser controlada por radares de nova geração, capazes de detetar carros em várias faixas
Velocidade vai passar a ser controlada por radares de nova geração, capazes de detetar carros em várias faixas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal