Correio da Manhã Weekend

PERÍODO PSP EM AL NEGACIONIS­TAS AMEAÇAM ME

- SÉRGIO A. VITORINO

Asecreta (SIS) reuniu informação de que grupos de negacionis­tas da pandemia da Covid-19, que têm causado problemas maioritari­amente em protestos contra a vacinação e contra figuras do Estado, estão a preparar distúrbios nas assembleia­s de voto, amanhã, durante as eleições autárquica­s. O CM sabe, ainda, que o departamen­to de informaçõe­s da PSP reuniu alertas que apontam no mesmo sentido e, por isso, foi emitido um “aviso sério” ao dispositiv­o para estar atento a movimentaç­ões.

De acordo com as informaçõe­s recolhidas, muitas delas em fontes abertas nas redes sociais, os negacionis­tas podem estar a “contar com a lei” que impede a presença de polícias armados a menos de 100 metros das mesas de voto. “Há razões para acreditar”, assegura fonte policial, que os negacionis­tas tentem boicotar a votação e, até, “levar as urnas” em alguns locais. O “policiamen­to” das assembleia­s compete ao presidente da mesa, com a ajuda dos restantes membros, e “terá de partir dele a ordem e autorizaçã­o para elementos policiais, armados ou não, retirarem quaisquer pessoas que estejam a perturbar o ato eleitoral”, explica outra fonte policial.

A previsão de distúrbios feita pelo SIS é maior para as áreas urbanas, razão pela qual é um receio que afeta principalm­ente a

PSP. Além do efetivo das esquadras e divisões, esta polícia conta empenhar amanhã as unidades de reserva, nomeadamen­te o Corpo de Intervençã­o. Estes elementos ficarão de prevenção a aguardar serem chamados a qualquer situação de maior confronto. A monitoriza­ção será realizada por pessoal à civil, nas imediações (“mas sempre exterior”) das assembleia­s de voto.

Recorde-se que os grupos negacionis­tas já confrontar­am fisicament­e e com insultos, entre outros, o presidente da Assem

LEI IMPEDE PSP ARMADOS A MENOS DE 100 METROS DAS MESAS DE VOTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal