Correio da Manhã Weekend

DE ESPANHA CHEGAM BONS VENTOS

TENDÊNCIA r Invasão? Nem tanto ao mar nem tanto à terra. A verdade é que os atacantes espanhóis estão a dar cartas na Liga portuguesa EVOLUÇÃO r Jogadores de primeiro plano, alguns até da atual seleção espanhola, encontram em Portugal o lugar ideal para p

- MÁRIO PEREIRA

Ofutebol português tornou-se, subitament­e, um mercado de destino para avançados espanhóis. Ver jogadores do país ao lado passar a fronteira para jogar em equipas lusas está longe de ser uma novidade. É prática antiga. O que não é tão usual é assistir-se ao que podemos chamar de pequena invasão de atacantes de qualidade. Nesta questão, sempre nos habituámos a ver os craques a ir de cá para lá. Desde a época passada, de forma mais visível, o fluxo inverteu-se.

O fenómeno já mereceu alguma atenção em Espanha. Num artigo publicado recentemen­te, o jornal ‘Marca’ escrevia que a Primeira Liga, a nossa Primeira Liga, se tornou um ‘habitat natural’ para avançados espanhóis, que aqui têm espaço para desenvolve­r todo o seu potencial.

A notoriedad­e do fenómeno teve o seu expoente máximo neste início de época. Toni Martínez chegou ao FC Porto na temporada passada, depois de ter feito uma excelente época no Famalicão. Acabou o ano desportivo em bom plano, a fazer golos. Este ano, benefician­do da saída de Moussa Marega, fixou-se como titular. E foi o melhor marcador das quatro primeiras jornadas do campeonato. Acabou por ser desalojado do posto por um compatriot­a. Fran Navarro, Gil Vicente, marcou quatro golos em cinco jornadas. E logo se falou dele em Espanha. O mesmo aconteceu com Mario González,

agora no Sp. Braga, depois de na época passada ter sido um dos melhores marcadores da Liga com a camisola do Tondela. Para o fim ficam os mais mediáticos: Abel Ruiz (Sp. Braga) e Sarabia (Sporting). Dois avançados da atual seleção espanhola a jogar em Portugal. Situação impensável há poucos anos.

Mas real.

FENÓMENO JÁ MERECEU DESTAQUE NA IMPRENSA DO PAÍS ALI AO LADO

n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal