Correio da Manhã Weekend

BENFICA MELHOR EM QUASE TODOS OS ÍNDICES

COMPARAÇÃO r Mais pontos, mais vitórias, menos derrotas, mais remates, mais ações na área do adversário... a equipa de Jorge Jesus, na comparação com ela própria na temporada passada, está uns furos acima RAZÕES r O acrescento de qualidade fornecido por a

- MÁRIO PEREIRA

Aparagem da Liga principal de futebol convida a um pequeno balanço. Com cerca de um quarto do campeonato cumprido é possível fazer um estudo comparativ­o das equipas dos grandes, relativame­nte ao ponto em que se encontrava­m na época passada após oito jornadas. E a primeira conclusão é imediata: o Benfica é, dos três tradiciona­is candidatos ao título, o que mais subiu de produção, em contrapont­o com 2020/2021.

Nos vários índices propostos (ver tabela), a equipa de Jorge Jesus está melhor em quase todos. Mais pontos, mais vitórias, menos derrotas, menos golos sofridos, mais remates, mais ações na área, menos remates permitidos aos adversário­s, maior diferença entre os golos marcados e sofridos, a melhoria é generaliza­da.

Só nos golos marcados e nos empates está tudo igual. E tudo isto se traduz na classifica­ção: primeiro lugar isolado, ainda que apenas com um ponto de vantagem sobre os rivais. Na época anterior, o Benfica estava, à oitava jornada, no terceiro lugar, atrás do líder Sporting e do Sp. Braga.

A melhoria do Benfica terá de ser associada a vários aspetos. Desde logo, o acerto nos reforços. Jogadores como João Mário ou Yaremchuk integraram-se muito bem. Outros, que já estavam no plantel, consolidar­am os bons indicadore­s, como Lucas Veríssimo, Weigl ou Rafa, ou subiram de produção, sendo Darwin o caso mais notado. O bom momento na Liga (apesar da derrota no último jogo) tem sido espelhado também na Champions. Por isso, a conclusão é fácil de tirar: Benfica está melhor do que o da época passada.

DE ENTRE OS TRADICIONA­IS CANDIDATOS AOS TÍTULOS, BENFICA É O QUE MAIS SUBIU

n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal