Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Amara em extremo. Tudo o que promove um movimento. 2. Mistura de vapores e de partículas finíssimas, que se levanta dos corpos em combustão ou muito aquecidos. Aterro nivelado numa encosta e geralmente sustido por um muro. 3. Comunicar por contágio.

Gabar. 4. Relativo à Lua. Deseje. Nojo. 5. Porém, contudo, todavia, no entanto. Desprezíve­l. Que tem existência física, palpável. 6. Designativ­o de dúvida, desprezo ou incredulid­ade (interj.). Embarcação de recreio, de motor ou de velas. Que é próprio dela. 7. Destampara. Parte que sai do tronco de uma árvore ou arbusto. 8. Chefe religioso de uma comunidade judaica. Roda pequena. 9. Repetição de um som reenviado por um corpo duro. Irmã (fam.). Dez dezenas. 10. Designa repugnânci­a, admiração, agastament­o, alívio, (excl.). Apanhei. Estabeleci­mento comercial que serve bebidas e onde se bebe quase sempre de pé ou sentado em bancos altos junto de um balcão. 11. Ter fé religiosa. Insignific­ância (fig.). Exprime o desejo de que algo aconteça. 12. Corda ou correia para levar ou prender as bestas. Diz-se de ou quarto dedo da mão, contado a partir do polegar, no qual se usam geralmente anéis ou alianças. 13. Espaço plano no topo de uma escada ou de um lanço de escadas. Camada gordurosa do leite. 14. Formar em alas. Relativo a horas.

VERTICAIS

1. Período de repouso momentâneo que se segue a outro de agitação. Expulsão de gases de um motor. 2. Ponta aguçada. Boca grande. 3. Ofendedor. Preço ou valor prometido por um possível comprador. 4. Sulco na pele. Mostrar alegria ou divertimen­to. Lugar de muita areia. 5. Prenderam com amarra. Governanta. 6. Grande quantidade de coisas ou pessoas. Dar a forma de batata a. 7. Num local conhecido ou já mencionado. Introduzir novidades em. 8. Lançar as sementes. Patrão. 9. Maltratar. Espaço de 12 meses. 10. Vazio. Causar emoção, abalo moral. 11. Casa com aparelhage­m própria para fazer vinho ou azeite. Composição poética de assunto elevado e destinada ao canto. Para fazer parar as bestas (interj.). 12. Tornes liso. Agitar em ritmo brando o berço. 13. Lugar onde crescem cacaueiros. Corpo de edifício em plano posterior ao da frente daquele a que está junto. 14. Parte do perianto da flor constituíd­a pelas pétalas. Relativo ao campo e à agricultur­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal