Correio da Manhã Weekend

Facebook domina mas rivais ganham terreno

LÍDER r Plataforma de Mark Zuckerberg perdeu notoriedad­e em Portugal mas continua a dominar o segmento ESTUDO r TikTok é a rede que mais cresceu e já ocupa a quarta posição no ranking

- SÓNIA DIAS

OFacebook continua a ser a rede social com maior notoriedad­e espontânea (quando a marca é referida sem sugestão de resposta) e com mais utilizador­es em Portugal. Mas há outras que estão a ganhar terreno à plataforma de Mark Zuckerberg, segundo o estudo ‘Os Portuguese­s e as Redes Sociais’, da Marktest. O Instagram, o WhatsApp e o TikTok são exemplos disso.

O Facebook lidera as referência­s espontânea­s por parte dos portuguese­s inquiridos, com

TWITCH E TELEGRAM SÃO AS REDES QUE MAIS CRESCERAM EM PERFIS

um registo de 98,5% de respostas quando questionad­os sobre as redes sociais que conhecem. Um valor que representa uma ligeira quebra face aos 99,6% verificado­s em 2020 e que encurta a distância em relação à segunda rede mais citada, o Instagram. A plataforma de partilha de imagens, também do Facebook, mantém a notoriedad­e em cresciment­o, para 89,6% de referência­s (há cinco anos era 54,9%).

O Twitter mantém a terceira posição, com 57,5%, e o TikTok sobe para o quarto lugar, com 32,2% de referência­s, confirmand­o assim a clara tendência de cresciment­o no País.

O WhatsApp ocupa a quinta posição, com 27,5% das respostas.

O estudo indica ainda que, em média, os portuguese­s têm perfis em seis redes sociais, mais do dobro do registado em 2011. Contudo, entre os mais jovens, essa média sobe para nove.

No que diz respeito a utilizador­es, o Facebook lidera com 93,4%, seguido do WhatsApp (82,6%) e do Instagram (76,1%). Já as redes sociais com maior cresciment­o de perfis criados são o Twitch (10,1%) e o Telegram (21,9%).n

 ?? ?? Consumo de redes sociais em Portugal continua a crescer, com o Facebook na liderança. Instagram fica em segundo
Consumo de redes sociais em Portugal continua a crescer, com o Facebook na liderança. Instagram fica em segundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal