Correio da Manhã Weekend

Sétima Legião ainda têm temas por gravar

INÍCIO  Sétima Legião nasceram há quarenta anos na zona de Alvalade da vontade de três amigos INÉDITOS  Rodrigo Leão e Pedro Oliveira recordam projeto e dizem que ainda há material inédito

- MIGUEL AZEVEDO

Já o boom do rock português tinha tido o seu início e o movimento da nova música portuguesa fervilhava, em 1982, quando três amigos do Bairro das Estacas, em Alvalade - Rodrigo Leão, Nuno Cruz e Pedro Oliveira -, começaram a ensaiar num terraço no cruzamento da Av. de Roma com a Av. dos EUA. “Os vizinhos indignavam-se com toda a razão por causa do barulho que se ouvia a quilómetro­s”, recorda o vocalista Pedro Oliveira. “Tocávamos ainda muito mal, mas também não estávamos muito preocupado­s com a técnica. A nossa grande preocupaçã­o era desenvolve­r ideias próprias, ainda que com as limitações que tínhamos”, acrescenta Rodrigo Leão.

Com um gravação feita em casa, concorrera­m no ano seguinte, em 1983, ao concurso Grande Noite do Rock, no Pavilhão do Sporting. Não ganharam (“recebemos apenas uma medalha”, lembra Rodrigo Leão), mas tornavam-se, primeiro numa banda de culto, e depois num sucesso de massas até ao final do projeto. Na verdade, nunca terminaram oficialmen­te, mas cada um acabaria por seguir outros caminhos na música, sendo o mais visível o projeto a solo de Rodrigo Leão.

Há dez anos juntaram-se para uma série de concertos dos 30 anos, mas a morte de Ricardo Camacho (um dos elementos), em 2018, inviabiliz­ou agora qualquer reunião para assinalar as quatro décadas sobre a sua formação.

“A morte dele abalou-nos muito. Se fosse vivo provavelme­nte faríamos alguma coisa este ano ou no próximo”, diz Pedro Oliveira. Ainda assim, Ricardo Camacho não partiu sem antes deixar algum trabalho feito. “Ele deixou algumas coisas às quais gostávamos de dar seguimento. Não digo gravar um disco inteiro, mas pelo menos fazermos algumas canções. Ainda não há nada em concreto, mas quem sabe um dia ainda voltamos”, diz Rodrigo Leão.

Com o nome inspirado na Legião Romana que César enviou à Lusitana, os Sétima Legião são um dos mais singulares projetos da música portuguesa. Inspirados pela New Wave britânica (New Order, Joy Division ou Echo & the Bunnymen), introduzir­am na sua sonoridade instrument­os como gaita de foles, viola d’arco ou acordeão (chegaram a ser oito elementos), entre o rock, a pop, a música tradiciona­l e os instrument­ais. Para a história, a sua e a da música portuguesa, deixaram temas incontorná­veis na memória coletiva como ‘Glória’, ‘Por Quem Não Esqueci’, ‘Sete Mares’, ‘Noutro Lugar’ ou ‘Por Tua Imensa Saudade’.

n

 ?? ?? Os Sétima Legião começaram com três amigos, mas ao longo dos anos foram adicionand­o novos músicos, até chegarem a ser oito
Os Sétima Legião começaram com três amigos, mas ao longo dos anos foram adicionand­o novos músicos, até chegarem a ser oito
 ?? ?? O grupo nos anos 80
O grupo nos anos 80

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal