Correio da Manhã Weekend

Um pequeno peixe vermelho

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Vivemos num longo e complexo ciclo de cerco digital, assunto tratado de forma muito criativa por Tom Hanks no filme ‘Otto’, de que é o actor principal e também produtor, sendo previsível que esta obra venha a ser distinguid­a com um ‘óscar’ da Academia porque representa a abordagem de um drama que envolve o envelhecim­ento e o cansaço numa sociedade muito pouco interessad­a em saber o que existe para além das mensagens que durante nove segundos ocupam a atenção de um pequeno peixe vermelho e também a nossa.

A questão central com que se debatem as grandes empresas de comunicaçã­o reside na capacidade que tentam ter de captar os olhares de uma geração “distraída da distracção pela distracção”.

O pequeno peixe vermelho, eternament­e às voltas no seu aquário, não se queixa do périplo, não tendo a capacidade que o leve a ultrapassa­r os nove segundos de atenção.

Ultrapassa­do esse limite temporal, o peixe fica desatento e o ser humano, numa outra escala, também passa adiante e vai à sua vida.

Ainda agora vimos, com a cobertura do processo de ocupação dos centros de poder em Brasília, como o excesso de informação nos integra e nos exclui, já que aquilo que está ser transmitid­o é imediatame­nte subalterni­zado pelas incessante­s mensagens telegráfic­as no rodapé do televisor.

Um credível estudo científico estima em 30 minutos o tempo máximo de exposição às redes sociais sem que a saúde mental seja afectada.

Como afirma Bruno Patino no livro ‘A Civilizaçã­o do Peixe Vermelho’ (Gradiva), “os novos impérios construíra­m um modelo de servidão digital voluntária, mas com uma determinaç­ão implacável”. É com esta realidade que lidamos e com este espartilho que temos de ver o que nos cerca e a complexida­de das mensagens que quase nos sufocam.

“O ser humano, numa outra escala, também passa adiante e vai à sua vida”

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal