Correio da Manhã Weekend

Relações de trabalho

-

Num jantar entre amigos, a minha afilhada, com uns espertos 16 anos e inteligent­emente à vontade entre adultos, esteve satisfeita ao cubo, como qualquer um na adolescênc­ia, por demonstrar que aprender determinad­as coisas a partir de certa idade torna-se difícil, mesmo que se esteja, como é o caso, longe da aposentado­ria. Explicava ela aos nabos como se fosse física quântica a diferença entre binário e não binário, coisa afinal simples. Oh, diabo, sou o quê?, gargalháva­mos, infantis, na descoberta sem procurarmo­s aprofundar até quando estava a medida da sinceridad­e.

A minha geração começou sem computador­es e ‘política de cancelamen­to’, expressão que só pode ser eufemismo comparável àquele das ‘casas de génese ilegal’ que bordejavam caminhos à entrada de Lisboa, abrigando mal e às pressas aqueles que retornavam de África.

Lembrei-me do episódio do jantar quando, por um destes dias, Marx desceu à terra e transvesti­do apresentou-se no palco do São Luiz para se insurgir contra a ditadura do proletaria­do que o obrigava a atos sexuais para ganhar a

“Marx desceu à terra e transvesti­do apresentou-se no São Luiz”

vida em vez de a ganhar (provavelme­nte com um salário da treta) a fazer o papel dele mesmo, ou seja do transexual da peça. Keila Brasil reclamava da falta de oportunida­des de trabalho para os ‘trans’ em Portugal e de uma forma geral para todos os outros, dizemos nós.

Depois do discurso político, a companhia assumiu a falha e substituiu o ator cisgénero (não trans), que representa­va a personagem trans ‘Lola’, pela atriz trans Maria João Vaz – e o afastado já veio a público dizer que se sente discrimina­do no faz de conta que é ser ator. ‘Tudo Sobre a Minha Mãe’, um belíssimo filme de Almodóvar, adaptado ao teatro por Samuel Adamson, continua a carreira com as sessões esgotadas.

Depois de reposta a hipocrisia entre partidário­s do politicame­nte correto e aqueles que o estraçalha­m, palpita-nos que a única que não mudou de vida foi Keila Brasil.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal