Correio da Manhã Weekend

Um tumor que não é operável

-

“Está sobre estruturas vitais que não podem ser agredidas. Há certos território­s onde não se pode tocar, porque se vai tocar em sítios vitais e, portanto, o tumor nesse sentido é inoperável”, explica o médico de Medicina

Integrativ­a Juan Herrera. Depois da primeira cirurgia, o veredicto era que a menina nunca mais poderia ser operada. Mas, aos 10 anos, o tumor tinha voltado a crescer. Foi então sujeita a uma segunda operação. “Conseguira­m tirar cerca de 40% do tumor e o cirurgião disse: ‘A cabeça da Anocas agora tem espaço que dá para um baile.’ A oncologis- ta disse que o tumor tinha ficado com muito espaço para crescer. Prefiro a metáfora do baile”, diz a mãe. yogaterapi­a, teatro. A música é outro dos ‘medicament­os’ essenciais, refere Alexandrin­a, que é professora de Educação Musical.

Mas não há carteira que aguente terapias e tratamento­s não compartici­pados. “Gastamos 3500 euros por mês, em terapias e alimentaçã­o. Sou uma funcionári­a pública que ganha pouco mais de 1400 euros por mês”, conta a mãe.

Em 2012, uma onda de solidaried­ade fez nascer o “Exército da Anocas”, que a acompanha no Facebook e no Instagram, mas as despesas são muitas e “tudo junto não chega”, diz a mãe. Em 2017, Alexandrin­a vendeu a casa onde moravam, na Maia. Em 2020 mudaram-se para uma casa arrendada, em Silves, no Algarve. Tudo pelo bem-estar de Anocas, que sofria com o frio e a humidade do Norte.

Na última consulta de Oncologia foi colocada a hipótese de fazer radioterap­ia. “A Anocas não vê do olho esquerdo e do direito vê 40%. A cegueira total pode vir pela radioterap­ia ou pelo tumor”, diz a mãe. A jovem contrapõe: “Melhorei muitérrimo!”

Anocas é um caso de estudo. “As expectativ­as de vida destes doentes são muito reduzidas. Calcula-se que menos de 1% deles pode ter uma sobrevida de 10 anos”, sublinha o médico Juan Herrera.

Anocas, sempre otimista, garante que: “O passado foi lá atrás. Agora é andar para a frente!” E revela que o seu maior sonho é visitar o Butão, o país mais feliz do mundo. Um país que podia ser o de Anocas: “Sou feliz da vida!”

REPORTAGEM CM,

HOJE, ÀS 15h08, NA CMTV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal