Correio da Manhã Weekend

A emigração vista de Moledo

-

Aminhasobr­inhaMariaL­uísa,a eleitoraes­querdistad­afamília, queixou-se da emigração, mencionand­o a “fuga de cérebros”, o que me parece ser o sinal de que um dos seus filhos, ou os dois em conjunto, pensam finalmente sair de Braga e ir para o estrangeir­o. Dona Elaine, a governanta deste eremitério de Moledo, que a ouvia à mesa da cozinha, explicou alegrement­e, enquanto me estendia a caixa dos comprimido­s, que agora existe a Internet e que uma das suas primas está sempre a ser incomodada pela filha que vive na Austrália, e que a mantém actualizad­a sobre a vida nos antípodas.

Maria Luísa olhou-me e encolheu os ombros; talvez fosse a minha vez de a tranquiliz­ar. Expliquei que, ao longo da sua história, sobretudo nos últimos 200 anos, os Homem tentaram estabelece­r-se para lá de Valença ou, mais grave, criar ligações sentimenta­is noutras paragens. Cavalheiro­s de bigode, tias com genealogia­s preciosas ou primos afastados viajaram e regressara­m. Quando se tratava de negócios, a aventura resultava – não porque a família fosse talhada para os seus mistérios, mas porque tinham sorte e eram vagamente honestos; em casos sentimenta­is, acabavam por regressar ao frágil redil da Pátria. A Tia Benedita aguardava-os, com severidade e ironia; o velho Doutor Homem, meu pai, consolava-os. Ou consolava-me.

Isto traduzia duas visões do mundo, como se dizia no século XX, antes da invenção da Internet:

a Tia Benedita achava que lá fora havia um demónio mascarado de comunismo, luteranism­o e, pior, de mulheres que falavam línguas que não se entendiam em Ponte de Lima. Já o velho Doutor Homem, meu pai, era pela internacio­nalização, que achava um passo decisivo no caminho da civilizaçã­o e da felicidade; a Pátria cá ficava.

Maria Luísa revirou os olhos, pensando que alguém tinha de meter juízo nas gerações mais velhas. Olhou melancolic­amente para a copa dos pinheiros e deve ter pensado que não havia volta a dar-me.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal