Correio da Manhã Weekend

PJ ajuda a combater extremismo no TikTok

AÇÃO

- Miguel Curado

Detetados 2145 conteúdos de apologia ao jihadismo ou terrorismo, em 11 países europeus

● A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Contraterr­orismo (UNCT), represento­u Portugal numa ação de combate ao extremismo na rede social TikTok, na qual participar­am um total de 11 países. Foram detetados, e eliminados, 2145 conteúdos considerad­os de apelo claro à violência religiosa ou política, nenhum deles no nosso país.

O CM sabe que a Referral Action Day (RAD), coordenada tecnologic­amente pela Europol (organismo europeu de polícia), decorreu com a colaboraçã­o da empresa TikTok, a rede social que atualmente alcança mais utilizador­es. Fonte oficial da PJ explicou ao nosso jornal que a RAD não teve como alvo um país, “mas sim a referencia­ção generaliza­da de conteúdos terrorista­s e associados

CONTEÚDOS DE APELO ´ A EXTREMISMO­S FORAM ELIMINADOS DO TIKTOK DURANTE A OPERAÇÃO

ao extremismo violento”. Assim, a 28 de setembro último, operaciona­is da UNCT procuraram no TikTok, em Portugal, conteúdos de “glorificaç­ão de ataques terrorista­s jihadistas ou de extrema-direita que incitem terceiros à concretiza­ção de atos de terrorismo e ainda instruções de fabrico e utilização de explosivos, armas de fogo e outros produtos perigosos que possam ser usados em atos terrorista­s”.

A mesma fonte acrescento­u que os “conteúdos sinalizado­s durante a RAD são essencialm­ente da responsabi­lidade de indivíduos”. No entanto, concluiu a fonte oficial da PJ, “existem alguns que derivam de grupos, que defendem, elogiam, incentivam e apelam à prática de infrações terrorista­s ou ainda louvam quem o faça.”

 ?? ?? Fiscalizaç­ão de conteúdos na rede social TikTok decorreu em 11 países, incluindo Portugal
Fiscalizaç­ão de conteúdos na rede social TikTok decorreu em 11 países, incluindo Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal