Correio da Manhã Weekend

108 são amigas das famílias

- Rogério Chambel

● Mais de cinco milhões de portuguese­s residem nos 108 municípios que recebem este ano a bandeira verde do Observatór­io das Autarquias Familiarme­nte Responsáve­is, devido às suas políticas amigas da família. São mais 13 autarquias do que no ano passado. A 15.ª edição do Observatór­io contou com a participaç­ão de 149 autarquias (de um total de 308), o maior número de sempre. A lista deste ano conta com 16 municípios estreantes.

Coimbra lidera nos distritos com mais municípios premiados (15), seguindo-se Aveiro (11), Lisboa e Porto (10 cada). Évora tem apenas um município (Viana do

Alentejo) a receber a bandeira. Recordista­s na distinção, Torres Vedras, Vila de Rei, Cantanhede, Vila Real, Torres Novas e Angra do Heroísmo, recebem, pelo 15.º ano consecutiv­o, o galardão.

Dos 149 municípios que participar­am no inquérito,

128 (86%) disponibil­izam a Tarifa Familiar da Água, 124 (83%) a Tarifa Social da Água e 115 (77%) IMI Familiar. Mais de metade das autarquias (54%) dão apoios aos nascimento­s. No que concerne ao apoio à maternidad­e e paternidad­e, 18 autarquias disponibil­izam

COIMBRA É O DISTRITO COM MAIS MUNICÍPIOS PREMIADOS. SEGUEM-SE AVEIRO, LISBOA E PORTO

redes de ajudantes familiares a crianças até aos três anos, 80 oferecem cabazes e vales de desconto por cada nascimento e 69 mantêm um banco de puericultu­ra. Na área da educação e formação, 112 autarquias oferecem material escolar. Em 97% das autarquias há apoios para pessoas em situação de fragilidad­e social, que passam pela habitação ou saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal