Correio da Manhã Weekend

Apenas 8% das famílias utilizam TDT em exclusivo

RELATÓRIO Percentage­m de lares em que apenas estão disponívei­s sete canais caiu relativame­nte ao ano anterior ªPREFERÊNC­IA 88,3% das famílias optam por serviços de canais por subscrição

- Sónia Dias

● Cerca de 8,3% das famílias em Portugal utilizam, exclusivam­ente, a Televisão Digital Terrestre (TDT), tendo acesso aos sete canais - RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV -, o que representa uma diminuição de 0,7 pontos percentuai­s (p.p.) face a 2022. Segundo o relatório `Meios de acesso ao sinal de TV em 2023', proposto pela Anacom e realizado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a, 24,5% das famílias acedem, simultanea­mente, à TDT e a serviços de TV por subscrição nas suas residência­s principais (queda de 4,7 p.p.). O estudo revela ainda que, nas residência­s principais, a TV paga é a principal escolha para 88,3% das famílias. Por sua vez, a TDT é utilizada por 33,1% das famílias na sua residência principal, não necessaria­mente de forma exclusiva. A percentage­m de famílias com acesso à TDT nas suas casas diminuiu 5,5 p.p. entre 2022 e 2023, contrarian­do a tendência de cresciment­o verificada entre 2016 e 2022.

As regiões do Alentejo (12,2%), Centro (10,8%) e Norte (10,7%) são as que registam uma maior percentage­m de lares com acesso exclusivo à TDT, colocando-se acima da média nacional.

Caso se considere a TDT de forma não exclusiva, estas regiões também se destacam com maiores penetraçõe­s (entre 37% e 38%). Já a penetração de TV paga é superior à média nacional nas regiões autónomas e Área Metropolit­ana de Lisboa.

A tipologia e rendimento familiar também influencia­m os meios de acesso à TV. As famílias com crianças e com maior rendimento tendem a registar uma maior penetração de serviços de TV paga, enquanto as famílias sem crianças e com menor rendimento verificara­m maiores taxas de penetração de TDT.

ALENTEJO, CENTRO E NORTE SÃO AS REGIÕES COM MAIOR ACESSO EXCLUSIVO À TDT

 ?? ?? Tipologia e rendimento
familiar influencia­m escolha dos
meios de acesso à TV
Tipologia e rendimento familiar influencia­m escolha dos meios de acesso à TV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal