Correio da Manhã Weekend

Mil palavras As bandeiras do Chega

- Octávio Ribeiro Jornalista e administra­dor

Oque pode fazer Montenegro para travar o cresciment­o do Chega? Precisa retirar-lhe todas as bandeiras que não violem os princípios democrátic­os. Centremo-nos no controlo da imigração: por razões diferentes, quer a população das maiores urbes, quer as gentes envelhecid­as, que ainda resistem no Interior Sul, indignam-se pela ausência de esforço público para a efetiva integração das hordas de migrantes que nos escolhem como porta de entrada na Europa.

Com perfil laboral desqualifi­cado, quase todos do sexo masculino e sem escoras familiares, estes homens que nos procuram para melhorar as suas vidas não têm o acompanham­ento essencial. Ninguém lhes explica os direitos e principalm­ente os deveres exigíveis pela nossa vida em sociedade. O direito a serem tratados gratuitame­nte nos hospitais públicos, a serem de imediato integrados no sistema de segurança social, a saberem exatamente o que fazer e quando, no caminho até obterem a nacionalid­ade portuguesa, o direito-dever de aprenderem a nossa língua; o dever de respeitar os direitos das mulheres, de partilhar o espaço público com civismo e laicidade, de aceitar a diferença na religião ou na orientação sexual.

Até agora, o Estado larga os imigrantes à sua sorte, para nosso azar.

Post Scriptum – Este caso das bebés que a Presidênci­a tomou em mãos para abrir uma via rápida, como agora fica claro, é uma vergonha nacional. Primeiro, os serviços do Presidente contactara­m o Hospital de Santa Maria. Depois, como no indecoroso caso da antecipaçã­o do avião da TAP, Belém passou a batata quente ao Governo. Que, à época, tudo fazia para agradar.

Montenegro precisa de retirar ao Chega todas as bandeiras que não violem os princípios democrátic­os

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal