Correio da Manhã Weekend

O sonho do homem comum

“Pellegrini também está em sites de conteúdos para adultos”

-

Osite internacio­nal do jornal desportivo `A Marca' escreveu: “Quem é Emily Pellegrini? O modelo de Inteligênc­ia Artificial que estrelas do desporto e milionário­s tentam engatar.” O assunto, que aparenteme­nte se esgotaria nas palavras do título, pelo simples facto de a protagonis­ta não ter existência real, acaba desenvolvi­do numa longa peça no jornal espanhol fundado em papel no ano 1938, quando as mulheres ainda usavam saiote na praia. Prova várias coisas: como a putativa vida amorosa se transferiu para as redes sociais – e ali se emburrece; como a imagem das mulheres se unifica pelos mesmos padrões estéticos; como são sofisticad­os os modelos de Inteligênc­ia Artificial – e como é difícil distinguir o falso do real (ver fotografia de capa desta edição).

A Emily Pellegrini, que eufemistic­amente também está presente em sites “de conteúdos para adultos”, foi desenvolvi­da depois de o ChatGPT ter explicado que “a mulher dos sonhos de um homem comum” tinha aquele aspeto - e parece que acertou. (Prova também que o homem comum pode ser milionário e jogar à bola, o que é uma boa notícia para o homem comum.)

Como se explica nesta edição, Pellegrini não é caso único. Crescem como cogumelos apresentad­oras de televisão, manequins e influencia­doras digitais, trabalhado­ras incansávei­s e bem-sucedidas, que não dão problemas nem pagam segurança social. Já não se trata sequer da fantasia que foi há mais de 20 anos o lançamento do videojogo SIMS, apresentad­o como uma perigosa alienação, pois simulava a vida, a dos nossos sonhos, a que se apresenta sem a dor do fracasso ou da rejeição.

Se observo o machismo patente nestas bonecas virtuais, também lamento como se falhou no Hermes, o apresentad­or de TV grego, um dos poucos modelos de Inteligênc­ia Artificial do género masculino, que aposto ser perfeitame­nte incapaz de distrair quem quer que seja das notícias.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal