Correio da Manhã Weekend

Que Faço eu Aqui?

-

Que faço eu aqui no país onde nasci? Que faço eu aqui num país que ostenta uma das maiores desigualda­des sociais da Europa? Que faço eu aqui num país onde os ricos se gabam de não pagar impostos? Que faço eu aqui num país onde a corrupção é endémica? Que faço eu aqui…

A agravar tudo, em vez de as desigualda­des estarem a diminuir, estão a aumentar. Segundo os mais recentes dados da OCDE (2024), Portugal era o segundo país (para os quais existem dados) com a maior proporção de riqueza (23,3%) detida pelos 1% do topo (note-se este número). Antes, em 2010, os 10% mais ricos (volte a notar este número) detinham a maioria da

“Sempre me revoltou e agora, tão doente, ainda me entristece”

riqueza nacional, tendo esta fatia aumentado em 2017 quase para o dobro (54%). É isso que sempre me revoltou e que agora, tão doente, ainda me entristece. Nunca a desigualda­de de riqueza deixará de me chocar, posso dizê-lo às claras porque não tenho telhados de vidro. Se o Fisco desejar analisar a minha contabilid­ade, faça o favor.

Nunca a desigualda­de de riqueza deixará de me chocar, posso dizê-lo às claras porque não tenho telhados de vidro. Se o Fisco desejar analisar a minha contabilid­ade, faça o favor

Esta dor à portuguesa

No fundo, o que sinto é esta dor à portuguesa tão mansa quase vegetal. E penso no homem que, em 1770, num país mais a norte, escrevera, “Uma ajuda decente aos pobres é a medida justa da civilizaçã­o.” Disse-o Samuel Johnson, o famoso autor do primeiro ‘Dicionário da Língua Inglesa’ e um dos mais reputados intelectua­is da época.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal