Correio da Manhã Weekend

O 26 de Abril

“A velha stôra que proíbe saias acima do joelho”

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Quinta-feira, manhã chuvosa. Pela rádio, a mãe fica a saber que há tropas na rua. O rapaz, 16 anos, recebe conselho prudente. “Hoje ficas em casa!” É o ficas! Manuel arranca a correr para o Liceu Nacional de Sintra. Uma confusão. Não há aulas. Alguns alunos mais politizado­s, e uns quantos professore­s, comentam esperanços­os os comunicado­s de um tal Movimento das Forças Armadas. É 25 de Abril de 1974. Para os jovens liceais, a Revolução começa a 26 de Abril. O chefe dos contínuos desaparece. “É bufo da PIDE!” Nunca se veio a saber se era verdade. O reitor e a direcção são saneados. Pela TV, perpassam soldados com cravos vermelhos nos canos das metralhado­ras. No liceu, acaba logo a separação de rapazes e raparigas nos recreios. Na papelaria em frente vendem-se cigarros avulso. Primeira reivindica­ção: fumar dentro da escola. Muitos experiment­am pela primeira vez uma “passa”... de tabaco. Começam as RGA (Reunião Geral de Alunos). Há cadernos reivindica­tivos. Professore­s mais velhos e conservado­res desaparece­m. A famigerada professora de

Ciências, docente à antiga, enche-se de brios e apresenta-se na escola. Um bruaá nos corredores. A velha stôra, pudorosa, que proíbe as meninas de usar saias acima do joelho e decotes supostamen­te ousados. A pretexto da sua asma, obriga a que se fechem todas as janelas em pleno verão. Uma tortura.

Manuel sorri ao saber que a direcção da Escola Pedro Nunes, em Lisboa, pediu esta semana aos pais para que os alunos usem “vestuário adequado” na escola, evitando “calções demasiado curtos e camisolas com excessivo decote”. Manuel recorda os dias primeiros da Revolução e a vingança dos alunos. Nevoeiro, janelas fechadas e toda a gente a fumar na sala de aula. Uma nuvem de fumo. E a stôra de Ciências, chorosa e a medo. “Importam-se de abrir uma janela?” Resposta cínica do chefe de turma, cigarro nos lábios. “Não pode ser! Está muito frio!”

 ?? ??
 ?? VICTOR BANDARRA, JORNALISTA ??
VICTOR BANDARRA, JORNALISTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal