Correio da Manha

Ex-atleta do SCP apanha 23 anos

HOMICÍDIO r Valter Moreno matou advogada com pelo menos 22 facadas

- SÉRGIO A. VITORINO

Valter Moreno, preparador físico e antigo atleta do Sporting Clube de Portugal (foi campeão ibérico de atletismo), foi ontem condenado a 23 anos de cadeia pelo homicídio à facada da advogada Ilídia Macedo, que tinha 36 anos, em abril de 2017, no Funchal.

O coletivo, presidido pela juíza Carla Meneses, considerou que o homem agiu com “egoísmo abominável” ao matar a vítima. Foi condenado por homicídio qualificad­o, violência doméstica contra Ilícia Macedo (que foi subdiretor­a da Loja do Cidadão no Funchal), e de resistênci­a e coação sob a PSP.

Ilídia Macedo já havia apresentad­o queixas por violência doméstica. Abandonou a relação com Valter Moreno, 44

FILHO MENOR DE ILÍDIA MACEDO VAI RECEBER 600 MIL € DE INDEMNIZAÇ­ÃO

anos, e já depois apresentou duas novas queixas, no início de abril do ano passado. Valter disse-lhe mesmo que ela “ia morrer como o pai” [assassinad­o com um tiro na cabeça]. Na madrugada de dia 15 o homem fezlhe uma espera, empurrou-a e a um amigo desta e invadiu a casa da advogada. Acabou por matar a mulher com pelo menos 22 facadas, de três facas diferentes.

O crime foi de grande brutalidad­e. A vítima foi encontrada nua, levando um dos PSP a dizer que “já viu vários filmes de terror, mas nada comparado com aquele”. Valter Moreno atacou os polícias , obrigando um deles a atingi-lo com um tiro.

No julgamento, que começou a 24 de maio, o arguido contou uma história de “beijos e abraços”, afetos “correspond­idos” que se transforma­ram numa luta. “Tudo se tornou cinzento”, alegou, assumindo ter per- dido “o controlo”. Pensou: “Quero parar e não consigo”.

O Ministério Público tinha pedido 22 anos de prisão. O advogado que represento­u o filho menor de Ilídia Macedo exigira a pena pena máxima, 25 anos.

Valter Moreno vai ter de pagar 600 mil euros de indemnizaç­ão ao filho da vítima.

 ??  ?? Valter Moreno matou a ex-companheir­a no Funchal. Foi ontem condenado
Valter Moreno matou a ex-companheir­a no Funchal. Foi ontem condenado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal