Correio da Manha

Incógnitas

- F. Falcão-Machado

SALVO IMPREVISTO, BOLSONARO SERÁ O NOVO PRESIDENTE

DO BRASIL

Salvo algum imprevisto, Jair Bolsonaro será o novo presidente do Brasil. Quanto à derrota do Partido dos Trabalhado­res, deve ser atribuída, antes de mais, ao próprio partido face à excessiva virulência da respetiva campanha eleitoral e à incapacida­de de se demarcar dos vícios das suas lideranças. O que acabou por favorecer a direita brasileira.

A campanha do candidato dito da extrema-direita tão pouco foi exemplar, sobretudo por se haver limitado a um nível de generalida­des não poucas vezes entremeado de ‘boutades’ inquietant­es, e por favorecer uma polarizaçã­o política arriscada. De qualquer modo, como a segurança pública, o combate à corrupção e a melhoria da economia são causas que continuam a dizer muito ao eleitorado brasileiro, resta ver até que ponto o novo governo lhes saberá ser fiel.

Igualmente reveladora, será a postura do governo Bolsonaro face à comunidade internacio­nal. O Brasil teve sempre uma diplomacia eficaz no plano das relações multilater­ais – com especial relevo no que concerne às Nações Unidas e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – o que lhe granjeou o respeito de todos os países e organizaçõ­es internacio­nais. Oxalá saiba manter tão precioso capital.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal