CA­VA­CO ACU­SA POR­TAS DE “IN­FAN­TI­LI­DA­DE POU­CO PA­TRIÓ­TI­CA”

Ex-Pre­si­den­te arrasa pe­di­do de de­mis­são ir­re­vo­gá­vel no Go­ver­no de Pas­sos Co­e­lho

Correio da Manha - - Primeira Página - SA­LO­MÉ PIN­TO NO­TÍ­CIA EX­CLU­SI­VA DA EDI­ÇÃO EM PA­PEL

Sem­pre par­co em pa­la­vras, Aní­bal Ca­va­co Sil­va re­ve­la ago­ra em li­vro - ‘Quin­ta-fei­ra e ou­tros di­as’ 2º Vo­lu­me - o que lhe ia na al­ma du­ran­te o úl­ti­mo man­da­to co­mo Pre­si­de nt e da Re p úb lic a ( 2 0 1 1 - -2016). E não pou­pou crí­ti­cas a Pau­lo Por­tas, acu­san­do-o de “in­fan­ti­li­da­de pou­co pa­trió­ti­ca” quan­do anun­ci­ou em car­ta a “de­mis­são ir­re­vo­gá­vel” do car­go de mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros do go­ver­no de Pas­sos Co­e­lho.

O ex-che­fe de Es­ta­do con­si­de­rou a de­ci­são de Por­tas “um com­ple­to ab­sur­do” e mui­to pou­co fun­da­men­ta­da. Ca­va­co Sil­va con­fir­ma no li­vro que o go­ver­nan­te “es­ta­va in­co­mo­da­do com a es­co­lha de Ma­ria Luís Al­bu­quer­que pa­ra mi­nis­tra das Fi­nan­ças, por­que ela iria ser a con­ti­nu­a­ção da po­lí­ti­ca de Ví­tor Gas­par”, lê-se no ex­cer­to do li­vro a que o CM te­ve aces­so.

O eco­no­mis­ta acu­sa ain­da Por­tas de que­rer “pro­po­si­ta­da­men­te des­truir a cre­di­bi­li­da­de da nova ti­tu­lar da pas­ta quer no pla­no in­ter­no, quer no pla­no ex­ter­no”, ao apre­sen­tar a de­mis­são “em ci­ma da pos­se da nova mi­nis­tra das Fi­nan­ças, que te­ria lu­gar uma ho­ra de­pois” . “Ab­so­lu­ta­men­te ina­cei­tá­vel!”, es­cre­ve o ex-che­fe de Es­ta­do nas su­as me­mó­ri­as.

O li­vro de 536 pá­gi­nas vai “da co­li­ga­ção PSD/CDS à Ge­rin­gon­ça”, o sub­tí­tu­lo da obra.

Nos ex­cer­tos ago­ra di­vul­ga­dos, o ex-Pre­si­den­te faz ou­tra re­ve­la­ção: “An­tó­nio Cos­ta, em 2014 já elei­to lí­der do PS, dis­se­ra-me que en­ten­di­men­tos com o PCP e o BE se­ri­am im­pos­sí­veis. Tra­ta­va-se da po­si­ção do­mi­nan­te do PS des­de os tem­pos da li­de­ran­ça de Má­rio So­a­res.”

Após as le­gis­la­ti­vas, Cos­ta alia-se à es­quer­da pa­ra der­ru­bar a di­rei­ta, que te­ve a mai­o­ria dos vo­tos, e for­ma go­ver­no com o apoio do BE, PCP e PEV. Ca­va­co es­cre­ve tam­bém que “o pri­mei­ro ano do Go­ver­no do PS (...) não foi bom pa­ra o País”.

Pau­lo Por­tasanun­ci­ou “de­mis­são ir­re­vo­gá­vel” após es­co­lha de Ma­ria Luís Al­bu­quer­que

O li­vro com a se­gun­da par­te das me­mó­ria do ex-Pre­si­den­te Ca­va­co Sil­va vai ser lan­ça­do no pró­xi­mo dia 24, na ci­da­de de Lis­boa

No­me­a­ção de Jo­a­na Mar­ques Vi­dal é re­cor­da­da nas me­mó­ri­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.