Correio da Manha

CAVACO ACUSA PORTAS DE “INFANTILID­ADE POUCO PATRIÓTICA”

Ex-Presidente arrasa pedido de demissão irrevogáve­l no Governo de Passos Coelho

- SALOMÉ PINTO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Sempre parco em palavras, Aníbal Cavaco Silva revela agora em livro - ‘Quinta-feira e outros dias’ 2º Volume - o que lhe ia na alma durante o último mandato como Preside nt e da Re p úb lic a ( 2 0 1 1 - -2016). E não poupou críticas a Paulo Portas, acusando-o de “infantilid­ade pouco patriótica” quando anunciou em carta a “demissão irrevogáve­l” do cargo de ministro dos Negócios Estrangeir­os do governo de Passos Coelho.

O ex-chefe de Estado considerou a decisão de Portas “um completo absurdo” e muito pouco fundamenta­da. Cavaco Silva confirma no livro que o governante “estava incomodado com a escolha de Maria Luís Albuquerqu­e para ministra das Finanças, porque ela iria ser a continuaçã­o da política de Vítor Gaspar”, lê-se no excerto do livro a que o CM teve acesso.

O economista acusa ainda Portas de querer “propositad­amente destruir a credibilid­ade da nova titular da pasta quer no plano interno, quer no plano externo”, ao apresentar a demissão “em cima da posse da nova ministra das Finanças, que teria lugar uma hora depois” . “Absolutame­nte inaceitáve­l!”, escreve o ex-chefe de Estado nas suas memórias.

O livro de 536 páginas vai “da coligação PSD/CDS à Geringonça”, o subtítulo da obra.

Nos excertos agora divulgados, o ex-Presidente faz outra revelação: “António Costa, em 2014 já eleito líder do PS, dissera-me que entendimen­tos com o PCP e o BE seriam impossívei­s. Tratava-se da posição dominante do PS desde os tempos da liderança de Mário Soares.”

Após as legislativ­as, Costa alia-se à esquerda para derrubar a direita, que teve a maioria dos votos, e forma governo com o apoio do BE, PCP e PEV. Cavaco escreve também que “o primeiro ano do Governo do PS (...) não foi bom para o País”.

 ??  ??
 ??  ?? Paulo Portasanun­ciou “demissão irrevogáve­l” após escolha de Maria Luís Albuquerqu­e
Paulo Portasanun­ciou “demissão irrevogáve­l” após escolha de Maria Luís Albuquerqu­e
 ??  ?? O livro com a segunda parte das memória do ex-Presidente Cavaco Silva vai ser lançado no próximo dia 24, na cidade de Lisboa
O livro com a segunda parte das memória do ex-Presidente Cavaco Silva vai ser lançado no próximo dia 24, na cidade de Lisboa
 ??  ?? Nomeação de Joana Marques Vidal é recordada nas memórias
Nomeação de Joana Marques Vidal é recordada nas memórias
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal