Correio da Manha

Tripulante­s do INEM multados em urgência

RADARES r Técnicos e enfermeiro­s recebem contraorde­nações em casa por excesso de velocidade nas ambulância­s COIMAS r Valor das multas pode chegar aos 300 euros e dá ainda perda de pontos

- JOÃO CARLOS RODRIGUES NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Os socorrista­s têm por missão salvar pessoas em risco, mas estão novamente a receber multas por excesso de velocidade ao volante de ambulância­s em marcha de urgência. Só esta semana foram notificado­s técnicos e enfermeiro­s do INEM afetos a unidades de s aúde de A l ma d a , d o Mé d i o T e j o , Portimão, Famalicão e Guarda, entre outras, para pagarem as coimas que podem chegar até 300 euros. Mas há também uma agravante: se não apresentar­em defesa – a expensas próprias – perdem ainda pontos na carta de condução, que é imprescind­ível para poderem trabalhar.

Os autos de contraorde­nação estão a ser enviados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para casa dos condutores das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) que foram apanhados pelo radar em vários pontos do País quando seguiam em marcha de urgência.

P o r n o r ma as cartas eram enviadas para o INEM, que assumia a responsabi­lidade, informava a ANSR que se tratava de uma emergência e o processo era arquivado. Mas o procedimen­to foi alterado no início deste ano. A contestaçã­o dos operaciona­is do INEM levou a reuniões com a ANSR, que em abril garantiu que a situação estava resolvida.

Confrontad­o com o problema, o INEM esclareceu ontem que “deverão tratar-se de processos antigos só agora despoletad­os pelas entidades competente­s, e que ainda dizem respeito a contraorde­nações que se verificara­m antes deste processo ter ficado acordado com a ANSR”.

O CM pediu esclarecim­entos à ANSR, que não respondeu. E o presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar disse que “é algo que não faz sentido e que o INEM tem de resolver”. “Não podem desculpar-se com o facto de as viaturas serem considerad­as propriedad­e das unidades de saúde”, diz Nélson Batista.

ANSR GARANTIU EM ABRIL QUE ESTAS MULTAS NÃO SERIAM PROCESSADA­S

 ??  ?? 1Viaturas seguiam em marcha de urgência quando foram detetadas no radar 2Carta enviada a um dos tripulante­s
1Viaturas seguiam em marcha de urgência quando foram detetadas no radar 2Carta enviada a um dos tripulante­s
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal