Correio da Manha

GRANDES GASTAM 220 MILHÕES EMSALÁRIOS

FC PORTO r Dragões lideram os custos com pessoal. Valor subiu 5,5 milhões para um total de 78,8 milhões RIVAIS r Sporting gastou 73,9 milhões, mais do que os 67,9 milhões de euros do Benfica

- HUGO REAL

Na temporada passada os custos com pessoal dos três grandes bateram um novo recorde e atingiram os 220,6 milhões de euros, um aumento de 8,6 milhões face à época transata. Mensalment­e, são 18,4 milhões, com a FC Porto SAD a ser a mais gastadora (6,6 milhões/mês), sendo seguida pela Sporting SAD (quase 6,2 milhões). A Benfica SAD teve a folha salarial mais baixa, com ‘apenas’ 5,7 milhões/mês.

Ontem, a sociedade que gere o futebol dos dragões apresentou os números da época 2017/18 e justificou o aumento de 5,5 milhões dos custos com pessoal com o “pagamento de prémios atribuídos ao plantel e equipa técnica, pela conquista do campeonato nacional”, que terão rondado os seis milhões.

Na comparação entre os três grandes, o ‘campeão’ das contas acabou por ser a Benfica SAD:

FC PORTO SAD CUMPRIU O ACORDO DE FAIR PLAY FINANCEIRO DA UEFA

foi a única a apresentar lucro (20,6 milhões) e lidera as receitas operaciona­is. Além disso, só os encarnados conseguem que os proveitos operaciona­is superem os custos. Já a FC Porto SAD fechou a época com um prejuízo de 28,4 milhões, ainda assim uma melhoria de 6,9 milhões face ao resultado negativo da época transata. Apesar disso, os dragões garantem que cumpriram as regras de fair play financeiro da UEFA (ver caixa). A Sporting SAD, recorde-se, passou de um lucro de 30,5 milhões em 2016/17 para um prejuízo de 19,9 milhões na época passada.

No que diz respeito aos passi- vos, a FC Porto SAD assumiu a liderança, devido ao aumento de 76,6 milhões que elevou o valor total para mais de 464 milhões. Esta subida deve-se à concretiza­ção de uma operação financeira no final de maio, que permitiu à sociedade antecipar 100 milhões de euros do contrato de direitos televisivo­s da Altice que servirão para pagar empréstimo­s pendentes.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal