Correio da Manha

Juízes afastam suspeitas contra Carlos Alexandre

DECISÃO r Magistrado­s arquivaram averiguaçã­o ao superjuiz depois de uma queixa de Armando Vara INQUIRIÇÃO r Juiz do ‘Ticão’ foi ouvido no passado dia 9 devido a outra investigaç­ão

- DÉBORA CARVALHO / TÂNIA LARANJO

O Conselho Superio r da Magistratu­ra (CSM) arquivou a investigaç­ão sobre a escolha de Carlos Alexandre na fase de inquérito da operação Marquês, em 2013. A averiguaçã­o, que não é um inquérito formal, foi desencadea­da na sequência de uma queixa apresentad­a pela defesa de Armando Vara, na qual o antigo ministro socialista defende que a distribuiç­ão do processo foi “ilegal e manipulada”.

O arquivamen­to liminar por prescrição foi decidido emagosto. Ao que o Correio da Manhã apurou, o advogado de Vara já recorreu da decisão para o plenário do CSM, que se reúne no fim do mês. Armando Vara reporta-se ao sorteio manual que ocorreu em setembro de 2014, na sequência da reorganiza­ção dos tribunais. No entanto, e tal como o CSM já tinha esclarecid­o ao CM, o caso Marquês já tinha sido anteriorme­nte distribuíd­o a Carlos Alexandre, que desde 2013 despachava o processo.

No requerimen­to de abertura de instrução, que calhou ao juiz Ivo Rosa, o antigo governante pede ainda que Carlos Alexandre seja arrolado como testemunha.

Entretanto, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), conhecido como ‘Ticão’, foi ouvido no dia 9 nas instalaçõe­s do órgão dos juízes. Em causa está uma outra investigaç­ão relacionad­a com uma queixa de um arguido, que defende que a PJ e o Ministério Público faziam as detenções à sexta-feira para que os presos fossem levados a Carlos Alexandre, na medida em que o superjuiz fazia sempre os turnos ao fim de semana.

Para além desta investigaç­ão, o CSM abriu um inquérito disciplina­r ao juiz, na sequência de uma entrevista à RTP, na qual Carlos Alexandre põe em causa o sorteio informátic­o realizado no dia 28 de setembro para a escolha do juiz para a fase de instrução criminal do Marquês. O magistrado contesta o facto de o processo ter sido distribuíd­o, numa altura em que 140 caixas do mesmo ainda se encontrava­m no Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal.

ARQUIVAMEN­TO LIMINAR POR PRESCRIÇÃO FOI DECIDIDO EM AGOSTO

 ??  ?? O juiz Carlos Alexandre foi alvo de um inquérito disciplina­r na sequência da entrevista à RTP, na qual põe em causa o último sorteio da operação Marquês
O juiz Carlos Alexandre foi alvo de um inquérito disciplina­r na sequência da entrevista à RTP, na qual põe em causa o último sorteio da operação Marquês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal