Correio da Manha

GABINETES DOS MINISTROS CUSTAM 64 4 MILHOES

PRESIDENTE DAREPÚBLIC­A TEM MAIS 0,8% PARA GASTAR NO PRÓXIMO ANO QUEM DESCONTA DESDE OS 21 ANOS FICA FORA DA REFORMA ANTECIPADA

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

Os gabinetes dos 60 membros do Governo vão custar, em 2019, quase 64,4 milhões de euros. Com a atribuição desta verba, a despesa destes gabinetes terá um agravament­o de 1,9%, sendo superior à taxa de inflação prevista de 1,3% para 2019. Ou seja, no próximo ano, os ministros e secretário­s de Estado vão gastar com os seus gabinetes mais 1,2 milhões de euros do que a verba orçamentad­a para 2018.

A análise da proposta do Orçamento do Estado para 2019 indica que a maioria dos membros do Governo terá, no próximo ano, um orçamento semelhante ao deste ano para gastos dos seus gabinetes. Mesmo assim, dos 17 ministros, incluindo o primeiro-ministro, nove têm mais verbas nos gabinetes para a realização de despesas, em 2019 (ver infografia). E dos 43 secretário­s de Estado, 25 têm mais dinheiro para fazer face a gastos dos gabinetes.

Como primeiro-ministro, António Costa tem a verba mais elevada para despesas: mais de 3,1 milhões de euros, montante igual ao orçamentad­o para este ano. Já o gabinete de Mário Centeno, ministro das Finanças, terá um aumento de 11%, o mais elevado entre os ministros, tendo mais de 1,5 milhões de euros.

Os gabinetes de Eduardo Cabrita, ministro da Administra­ção Interna, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeir­os, e Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, contam também com reforços apreciávei­s de verbas nos seus gabinetes: o primeiro tem um aumento de 9,6%, recebendo mais de 1,2 milhões de euros; o segundo conta com um acréscimo de 4,9%, recebendo mais de 1,6 milhões de euros; e o terceiro terá também um cresciment­o de 4,9%, contando com uma verba superior a 1,5 milhões de euros.

As verbas dos gabinetes governamen­tais são usadas para fazer face às mais diversas despesas: salários de membros do gabinete e respetivas contribuiç­ões para a Segurança Social, deslocaçõe­s e estadas, comunicaçõ­es telefónica­s, combustíve­is, livros, prémios e condecoraç­ões, pareceres jurídicos.

MAIORIA DOS MEMBROS DO EXECUTIVO TEM UM ORÇAMENTO IGUAL A 2018

 ??  ?? O primeiro-ministro conta, no próximo ano, com um orçamento igual ao deste ano no seu gabinete, mas Augusto Santos Silva e Mário Centeno contam com montantes mais elevados para gastos
O primeiro-ministro conta, no próximo ano, com um orçamento igual ao deste ano no seu gabinete, mas Augusto Santos Silva e Mário Centeno contam com montantes mais elevados para gastos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal