Correio da Manha

MARK ZUCKERBERG

FACEBOOK r Após escândalo, rede social precisa agir com “mais responsabi­lidade e transparên­cia” DECISÃO r Substituiç­ão do atual presidente por um conselheir­o independen­te será votada em 2019

- FUNDADOR E CEO DO FACEBOOK

O arquiteto da rede social mais popular do Mundo corre o risco de ser despedido, tantos têm sido os escândalos no ‘Face’. A confiança de consumidor­es e investidor­es está abalada.

Cansados de escândalos, vários acionistas do Facebook decidiram pedir o afastament­o do seu cofundador e presidente do conselho de administra­ção, Mark Zuckerberg. Uma missão quase impossível, já que este detém a maioria da empresa (mais de 60%).

Segundo o ‘Business Insider’, a proposta de afastar Zuckerberg foi originalme­nte apresentad­a pelo fundo Trillium Asset Management em março e rapidament­e ganhou o apoio de Scott Stringer, da New York City Comptrolle­r; Michael Frerichs,

ESTRUTURA ACIONISTA DE MARK ZUCKERBERG É COMPARADA A DITADURA

do Tesouro do Illinois; Seth Magaziner, do Tesouro de Rhode Island; e Joe Torsella, do Tesouro da Pensilvâni­a. Investidor­es poderosos que, juntos, controlam mais de mil milhões de dólares em ações da tecnológic­a. C o m o ar gume nt o de que Zuckerberg não soube tratar adequadame­nte os vários escândalos que envolveram a rede so- cial ao longo do ano, o grupo de acionistas pretende substituí-lo por um conselheir­o independen­te. Aproposta deverá ser votada nareunião anual de acionistas daempresa, emmaio de 2019. “O Facebook desempenha um papel relevante na nossa sociedade e economia. Por isso deve agir commais responsabi­lidade e transparên­cia”, disse Stringer.

A possibilid­ade de Zuckerberg vir a ser afastado da liderança do Facebook é pequena, até porque está protegido por uma estrutura acionista que muitos comparam a uma ditadura e que, segundo a própria empresa, “isola o conselho de administra­ção e gestão de pressões de curto prazo”.

 ??  ??
 ??  ?? Acionistas do Facebook estão insatisfei­tos com a forma com que Mark Zuckerberg tem tratado os vários escândalos
Acionistas do Facebook estão insatisfei­tos com a forma com que Mark Zuckerberg tem tratado os vários escândalos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal