Correio da Manha

Empresas pagam mensagens falsas

BOLSONARO ACUSADO r Prática constitui violação das leis eleitorais

- RICARDO RAMOS* COM AGÊNCIAS

Ocandidato do PT, Fernando Haddad, acusou ontem o rival de extrema-direita Jair Bolsonaro de criar uma “organizaçã­o criminosa” para influencia­r o resultado das presidenci­ais brasileira­s através do envio em massa de mensagens falsas através das redes sociais.

A acusação do candidato de esquerda surge depois de o jornal ‘Folha de São Paulo’ revelar, na sua edição de ontem, que empresas que apoiam Bolsona-

HADDAD ACUSA RIVAL DE CRIAR “ORGANIZAÇíO CRIMINOSA”

ro compraram pacotes de “disparo em massa de mensagens falsas através do WhatsApp” contra Haddad e o Partido dos Trabalhado­res e de apoio ao candidato de extrema-direita. Nalguns casos, o custo dos pacotes ascende aos 12 milhões de reais (2,8 milhões de euros). O jornal adianta ainda que as empresas envolvidas contratara­m uma “grande operação” de difusão de mensagens falsas na próxima semana, antes da segunda volta das presidenci­ais.

Segundo a Folha, a prática é ilegal, uma vez que equivale a uma doação empresaria­l encapotada à campanha de Bolsonaro, e, no limite, pode levar à anulação da sua candidatur­a.

“O jornal comprova que o meu adversário Jair Bolsonaro criou uma organizaçã­o criminosa de empresário­s que, mediante ‘caixa dois’, dinheiro sujo, patrocina o envio de mensagens mentirosas”, acusou Haddad, garantindo que o rival “vai ter de responder por isso”.

 ??  ?? Bolsonaro foi acusado por Haddad de fazer campanha de mensagens falsas
Bolsonaro foi acusado por Haddad de fazer campanha de mensagens falsas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal