Correio da Manha

Trump rasga acordo nuclear com a Rússia

TENSÃO r EUA vão abandonar acordo sobre proibição de mísseis nucleares de curto e médio alcance assinado durante a Guerra Fria PROIBIÇÃO r Presidente acusa Moscovo de violar tratado

- RICARDO RAMOS* COM AGÊNCIAS

Opresident­e Donald Trump anunciou que vai retirar os EUA do acordo INF sobre a proibição de mísseis nucleares de curto e médio alcance, assinado em 1987 no auge da Guerra Fria e que ajudou a reduzir o risco de um confronto nuclear entre as duas grandes potências, principalm­ente na Europa. Trump acusou a Rússia de violar o acordo, mas a verdadeira justificaç­ão estará relacionad­a com a necessidad­e de contrabala­nçar o crescente poderio militar da China, que não está abrangida pelo acordo.

Desde 2012 que os EUA acusam a Rússia de violar o acordo INF, que proíbe o desenvolvi­mento e armazename­nto de

CRESCENTE AMEAÇA MILITAR CHINESA ESTARÁ POR DETRÁS DA DECISÃO

mísseis nucleares de alcance curto (500-1000 km) e intermédio (1000-5500 km). “Não podemos deixar a Rússia desenvolve­r novos sistemas de armamento enquanto nós não o podemos fazer”, alegou Trump, que acrescento­u não perceber por que é que o anterior presidente, Barack Obama, não abandonou o tratado ou tentou renegociá-lo.

Analistas acreditam, no entanto, que o verdadeiro motivo da decisão é o desejo de desenvolve­r novos sistemas de armamentos capazes de contrabala­nçar a China, cujas forças balísticas não estão limitadas por nenhum tratado internacio­nal e se têm desenvolvi­do de forma preocupant­e tanto para os EUA como para a Rússia.

 ??  ?? Trump acusou a Rússia de violar repetidame­nte o acordo assinado em 1987
Trump acusou a Rússia de violar repetidame­nte o acordo assinado em 1987

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal