Correio da Manha

FC PORTO ANTECIPA 169 MILHOES EM RECEITAS

r VALOR correspond­e a mais de um terço da verba do acordo com a MEO, que é de 457,5 milhões CONTRATO DE DIREITOS TELEVISIVO­S

- HUGO REAL NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Areestrutu­ração da dívida financeira da FC Porto SAD, para o qual foi contraído um empréstimo de 100 milhões de euros junto da Sagasta (ver caixa), dando como garantia o contrato de direitos televisivo­s assinados com a MEO, elevou, no final de junho, para 169,1 milhões de euros o valor que a sociedade antecipou do contrato com a Altice. Na mesma data da época passada, estes adiantamen­tos eram de ‘apenas’ 91 milhões.

O acordo assinado com a dona da antiga PT em dezembro de 2015 tem um valor total de 457,5 milhões de euros, sendo que deste montante, como a SAD revela no seu relatório e contas,

CONTRATO DE DIREITOS TELEVISIVO­S SÓ ENTROU EM VIGOR A 1 DE JULHO

a 30 de junho a Altice já tinha adiantado mais de 57,8 milhões de euros em receitas de “direitos de transmissã­o televisiva” e de “publicidad­e - patrocinad­or principal do FC Porto”.

Aeste valor é necessário somar os 100 milhões do novo empréstimo, que no relatório e contas surge dentro da rubrica de factoring e cujo pagamento está indexado “às verbas a receber da Altice de direitos televisivo­s de épocas futuras”. E se o acordo com a Sagasta foi celebrado em maio, no mês anterior a sociedade tinha firmado outro contrato de factoring, desta vez com a Star Fund, com um montante de 11,267 milhões. Sendo que a garantia foi exatamente a mesma. Somando estas três parcelas, atingimos 169,1 milhões de euros, o que representa mais de umterço do valor global do contrato com a Altice que, apesar de ter sido assinado em 2015 e de parte do acordo ter entrado em vigor emjaneiro de 2016, a grande fatia, referente aos direitos de TV, só arrancou a 1 de julho de 2018. Recorde-se ainda que do valor total de 457,5 milhões, cerca de 335 milhões são dos direitos de TV. O restante diz respeito à exploração de publicidad­e do Estádio do Dragão, à transmissã­o do Porto Canal e à publicidad­e nas camisolas.

 ??  ?? A FC Porto SAD apresentou prejuízos de 28,4 milhões de euros no último exercício relativo a 2017/2018
A FC Porto SAD apresentou prejuízos de 28,4 milhões de euros no último exercício relativo a 2017/2018
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal