Correio da Manha

Brasonaro

-

BOLSONARO VAI SER UM DESASTRE. MAS CONVENHAMO­S QUE O DESASTRE JÁ LÁ ESTAVA HÁ MUITO

Daqui a uma semana, já o célebre Jair Messias Bolsonaro deverá ter sido eleito presidente do Brasil, o que é efectivame­nte uma perspectiv­a desgostant­e. O Brasil foi pioneiro num certo regresso à democracia da América do Sul durante os anos 80 e 90. Que agora esteja disposto a eleger alguém assim, custa.

Uma das análises mais incríveis ao fenómeno que se tem ouvido por aí é de que o PT nada tem que ver com o que se passa. Se aceitássem­os o argumento, teríamos de enviar para as urtigas a ideia de que uma das principais valias da democracia é afastar quem está no poder. Ora, os resultados não enganam: a principal razão dos eleitores para votarem Bolsonaro foi correr com o PT. Bolsonaro não é uma espécie de geração espontânea, sem relação com o ecossistem­a existente.

E é aqui que tudo se explica: o PT não tem quaisquer pergaminho­s democrátic­os, seja por origem, tradição ou ideologia. O PT apenas aceitou a democracia no ambiente de refluxo do comunismo internacio­nal no início do século XXI. Uma vez no poder, embarcou num processo de sistemátic­a subversão da democracia: que respeito pela democracia revela a compra de votos parlamenta­res, como no “Caso Mensalão”? Ou a instrument­alização do poder económico para se perpetuar no poder, como no “Caso Lava-Jato”?

Muita gente avisou, durante 14 anos, que o PT se tinha transforma­do num agente de destruição da democracia. A resposta foi sempre que era preciso aceitar mais ou menos tudo porque a alternativ­a era o fascismo: uma técnica de discussão muito típica da esquerda. Bolsonaro é o corolário natural disto. Ainda nesta campanha, Haddad, em modo venezuelan­o-madurista, se apresentou com uma proposta de nova constituiç­ão a ser feita por uma assembleia constituin­te. Isto é tão preocupant­e quanto o próprio Bolsonaro.

Bolsonaro vai ser um desastre.

Mas convenhamo­s que o desastre já lá estava há muito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal