Correio da Manha

SOCIEDADE: RELATÓRIO.

RELATÓRIO r Atrasos nas transferên­cias da Administra­ção Central dos Sistemas de Saúde obrigam Serviços Partilhado­s a atrasar pagamentos AUMENTO r Dívida em 19,8 milhões face a 2017

- SÓNIA TRIGUEIRÃO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

EMPRESA SPMS CHEGOU AO FIM DE JUNHO COM UMA DÍVIDA DE 38,8 MILHÕES DE EUROS.

Aempresa Serviços Partilhado­s do Ministério da Saúde (SPMS), que presta serviços às entidades na área da saúde, chegou ao fim de junho com mais de 38,8 milhões de euros por pagar. De acordo com o relatório de Monitoriza­ção do Plano de Atividades, Investimen­to e Orçamento do primeiro semestre de 2018 da SPMS, o valor foi superior em 19,8 milhões de euros ao registado no mesmo mês do ano passado.

A unidade orgânica da empresa com mais dívidas por pagar é a Unidade de Operação e Infraestru­turas Regionais e Locais, com 13,4 milhões, seguida da Unidade de Plataforma­s de Integração de Cuidados e Serviços para o Cidadão, com dívida superior a 2,9 milhões de euros.

Refere o mesmo documento que, em junho, “o saldo orçamental é positivo em cerca de 8,2 milhões de euros, em virtude do recebiment­o dos seis duodécimos do Orçamento do Estado”. Este valor foi de cerca de 19,9 milhões de euros, sendo que a SPMS recebeu ainda um extra de 3,9 milhões de euros para fazer face à despesa no âmbito do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde. Acrescenta o documento que “durante o primeiro semestre de 2 0 1 8 fo i ne - c e s s ár io r e - correr a uma gestão flexível para responder aos compromiss­os assumidos, em face do atraso da transferên­cia dos 25 por cento iniciais do contrato programa com a Administra­ção Central do Sistema de Saúde (ACSS)”. No total o contrato com a ACSS pre- vê uma transferên­cia para a SPMS de 40 milhões de euros. Segundo o relatório, no final de junho a SPMS manteve provisões num montante de 337 mil euros, no âmb ito de pro - c e s s o s j udiciais em curso.

Recorde-se que há um ano o Tribunal de Contas recomendou ao Governo que a SPMS, entidade criada em 2010, seja dotada de financiame­nto específico para fazer face às dívidas acumuladas.

ADMINISTRA­ÇÃO CENTRAL DE SAÚDE SÓ TRANSFERIU UM QUARTO DO QUE DEVIA

 ??  ?? Os prestadore­s que fornecem serviços e bens às entidades do Serviço Nacional de Saúde têm a haver quase 40 milhões
Os prestadore­s que fornecem serviços e bens às entidades do Serviço Nacional de Saúde têm a haver quase 40 milhões
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal