Correio da Manha

Fascismo 4-4-2

-

No dia em que começa oficialmen­te a recolha de assinatura­s para a constituiç­ão do CHEGA, o novo partido político de que sou o primeiro subscritor, escrevo em minha defesa. Este estado de coisas não pode continuar em Portugal. Qualquer ideia nova e assertiva é imediatame­nte rotulada como perigosa e extremista, como se a democracia fosse um feudo de alguns iluminados. Se a isto se juntar um comentador que gosta e discute futebol na televisão, então não há hipótese: é uma espécie de fascismo futebolíst­ico. Como diria um grande amigo meu, um fascismo 4-4-2.

O que é que a prisão perpétua tem de fascista? Será assim tão incompreen­sível que alguém que cometeu crimes como os de Pedro Dias ou o esquarteja­mento da pequena Joana passe o resto da vida atrás das grades, mesmo benefician­do de um esquema de revisão de 25 em 25 anos? É justo que matar 50 pessoas tenha a mesma pena do que matar 2 ou 3? O que é que a castração química tem de extremista? Será que não vemos a elevadíssi­ma taxa de reincidênc­ia que existe neste tipo de crimes? Qual é a outra solução? Deixar os predadores saírem da prisão, em fim de condenação ou pena suspensa, e desejar boa sorte às nossas crianças?

O que é que tem de racista dizer que há problemas de subsidiode­pendência em algumas minorias – especialme­nte a etnia cigana? Acaso será mentira? É deixar o problema subsistir para sempre, sem exigir quaisquer critérios de igualdade? Ou a igualdade é só para quem trabalha e paga impostos?

Impor o trabalho obrigatóri­o para os presos é exagerado? Não vivem à conta

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal