Correio da Manha

Ladrões viram PSP contra ministro

FOTOS r Eduardo Cabrita contra divulgação de imagens de gang perigoso

- MIGUEL CURADO

Oministro da Administra­ç ão I nt e r na, E duardo C ab rita, c o ns ide ro u “inaceitáve­l” a divulgação das fotos dos gémeos Emanuel e Fernando Santos, e do sobrinho, Hugo Saraiva, ao serem capturados pela PSP na sexta-feira, no parque de campismo de Medas, Gondomar. O governante mandou abrir um inquérito, a decorrer em paralelo ao que já tinha sido lançado para apurar a falha de segurança que levou à fuga dos três assaltante­s de idosos do Tribunal de São João Novo, no Porto.

As críticas do ministro leva- ram vários sindicatos da PSP a reagir. O Sindicato Vertical das Carreiras Policiais (SVCP) chegou mesmo a considerar, no Facebook, que estas declaraçõe­s “fazem parte de uma campanha para denegrir a imagem da PSP”. A par das críticas ao mi n i s t r o , o SVCP publicou uma montagem de fotografia­s de idosos brutalment­e espancados na qual surge também uma imagem de Eduardo Cabrita. A acompanhar a montagem, lê-se: “Por favor, Sr. Ministro do MAI, senhores da Amnistia In- ternaciona­l e todos os demais... indignem-se”.

A rápida divulgação desta montagem no Facebook fez acreditar que se tratava de vítimas do gang capturado na sexta-feira pela PSP do Porto. No entanto, estes casos nem sequer ocorreram em Portugal – s ão idosos agredidos no Rio de Janeiro e em Londres.

Os três assaltante­s vão ser transferid­os da cadeia de Custoias, no Porto, para a prisão de alta de segurança de Monsanto, em Lisboa.

SINDICATO FALA EM “CAMPANHA” PARA DENEGRIR A POLÍCIA

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1Foto da detenção em Gondomar contestada pelo ministro 2Momento em que o trio é apanhado pela PSP, terça-feira 3Montagem polémica publicada pelo sindicato SVCP
1Foto da detenção em Gondomar contestada pelo ministro 2Momento em que o trio é apanhado pela PSP, terça-feira 3Montagem polémica publicada pelo sindicato SVCP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal