Correio da Manha

Povo quer saída do padre por mudar o dia da missa

EXIGEM SAÍDA r Fiéis dizem Vítor Fernandes não tem condições para continuar na paróquia. Pedem que deixe a freguesia BISPO r Diocese de Viana do Castelo não se pronunciou sobre polémica

- FÁTIMA VILAÇA

Estesenho restá aqui a mais. Tem que perceber que agiu mal com o povo de Grade e, por isso, só tem que ser homem e ir embora.” É com revolta e indignação que António Palhares, paroquiano de Grade, em Arcos de Valdevez, exige a saída imediata do padre Vítor Fernandes. Os fiéis acusam o sacerdote de os ter “castigado” com a mudança do dia da missa, por lhe terem exigido que apresentas­se publicamen­te

FIÉIS DIZEM QUE ATITUDES DO PADRE SÃO “CASTIGO” POR EXIGIREM CONTAS

as contas da paróquia. A população está contra a decisão unilateral de mudar a missa dominical para as 18h00 de sábado. Até serem recebidos pelo bispo de Viana do Castelo, garantem não baixar os braços.

“Eu até aceitava que por excesso de serviço, se chegasse a um acordo e, de forma rotativa, a missa fosse umas vezes ao sábado e outras ao domingo. Mas fazer isto sem consultar nin- guém e como retaliação por exigirmos a prestação de contas e a realização das obras, é inaceitáve­l”, diz, inconforma­da, Maria de Fátima Brandão.

Além de mudar o dia da missa, o sacerdote decidiu suspender as festas religiosas e proibir as obras na igreja. A situação pro- longa-se há um ano e ontem, num ‘grito de revolta’, os paroquiano­s decidiram concentrar­se à porta da igreja para protestar contra a situação, que consideram “inaceitáve­l”.

“São tantas as situações deste padre com os fiéis, desde insultos a acusações, que já não há condições para se manter. Só lamento o senhor bispo não ter tido ainda vontade para nos receber”, desabafou António Palhares, inconforma­do.

O CM tentou ontem, por vários meios, falar com o pároco e com a diocese de Viana do Castelo. Ninguém respondeu.

 ??  ?? Manifestaç­ão, ontem, junto à Igreja Paroquial de Grade, contra o facto de o pároco ter trocado o dia da missa
Manifestaç­ão, ontem, junto à Igreja Paroquial de Grade, contra o facto de o pároco ter trocado o dia da missa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal