Correio da Manha

Alemanha propõe taxa digital mínima global

EUROPA r Ministro das Finanças alemão pediu à OCDE para considerar proposta que acabará com a evasão fiscal OBSTÁCULO r França queixa- se da falta de “vontade política” para resolver problema

- SÓNIA DIAS

Oministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, disse ontem que apoia a introdução de um imposto mínimo global sobre os lucros dos GAFA - Google, Apple, Facebook e Amazon - e outras plataforma­s, como YouTube ou Airbnb, que aproveitam as disparidad­es do sistema tributário europeu para fugir aos impostos.

“Precisamos de uma taxa mínima de imposto que seja válida em todo o Mundo e a que nenhum Estado possa escapar”, escreveu Scholz na sua coluna no jornal ‘Welt am Sonntag’. O mi-

GOVERNO ESPANHOL PROPÔS NOVO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DIGITAIS

nistro alemão já pediu à OCDE (Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Económico) para considerar a sua proposta, que acredita ser a solução para a evasão fiscal.

Aposição de Scholz surge poucos dias depois do ministro das Finanças francês ter avançado que existe “falta de vontade política” para que o novo sistema tributário entre emvigor. “Chega de conversa. Chega de palavras. Chega de desculpas!”, disse Bruno Le Maire, que amanhã voltará a levar o tema à discussão no Parlamento Europeu. Recorde-se que a França propõe uma taxa de 3% sobre as receitas (não os lucros) dos gigantes tecnológic­os, um valor estimado de 5 mil milhões de euros.

Também o governo espanhol apresentou esta semana uma proposta para criar umnovo im- posto sobre os serviços digitais, aplicado a empresas com rendimento­s anuais superiores a 750 milhões de euros a nível mundial e acima de 3 milhões em Espanha, com o qual espera arrecadar 1200 milhões de euros.

 ??  ??
 ??  ?? 1Bruno Le Maire, ministro das Finanças francês 2Olaf Scholz, ministro das Finanças alemão
1Bruno Le Maire, ministro das Finanças francês 2Olaf Scholz, ministro das Finanças alemão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal