Correio da Manha

Cavaco duvidou de Azeredo Lopes

ESCOLHA r Ex- Presidente via “pessoa difícil e desagradáv­el no trato”

- DIANA RAMOS

Oex-Presidente da República Cavaco Silva recorda no livro ‘Quinta Feira e Outros Dias - Da coligação à Geringonça’ ter tido dúvidas sobre a escolha de Azeredo Lopes – que pediu a demissão por causa do caso de Tancos – para liderar o Ministério da Defesa.

Na segunda parte das memórias, agora publicadas em livro que chega hoje às bancas, Cavaco recorda a reunião com António Costa, de 25 de novembro de 2015, antes da posse do Executivo, e dos comentário­s que fez às escolhas para ministros. Houve dois nomes que lhe mereceram particular atenção: Augusto Santos Silva, nos Negócios Estrangeir­os, que Cavaco elogiou; e Azeredo Lopes, figura que o então Chefe de Estado “não conhecia de todo”. “A informação que recolhera apontava para uma pessoa difícil, desagradáv­el no trato e de linguagem um pouco agressiva, o que me levava a recear dificuldad­es nas suas relações com as chefias milita- res e em reconhecer devidament­e a especifici­dade da condição militar.”

O antigo Presidente documenta também as onze reuniões que teve com António Costa durante o mandato e recordou episódios do pré e pós-geringonça. Num encontro a 12 de outubro, quando Cavaco já tinha percebido que Costaestav­a negociar apoios para governar, o ex-Presidente conta que Costa usou o argumento de que “se aceitasse um muro a separar o eleitorado do PS do eleitorado à sua esquerda, o seu partido poderia ver-se impedido de governar por muito tempo” e que o motivo pelo qual afastava um acordo com PSD e CDS era “salvar o PS”. “Ocorreu-me dizer-lhe que ser primeiro-ministro era uma condição necessária para se salvar a si próprio como líder do PS, mas, como é óbvio, não o fiz”, confessa. E descreve o primeiro-ministro como “profission­al político de pendor taticista” e “um mestre em gerir a conjuntura política”.

ANTIGO CHEFE DE ESTADO DIZ QUE COSTA SE QUIS “SALVAR A SI PRÓPRIO”

 ??  ?? 1Cavaco Silva conta detalhes das conversas com António Costa 2O livro de memórias chega hoje às livrarias
1Cavaco Silva conta detalhes das conversas com António Costa 2O livro de memórias chega hoje às livrarias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal