Correio da Manha

Presos 210 carteirist­as de janeiro a setembro

PSP r Ladrões presos entre janeiro e setembro são mais 82 do que em 2017

- MIGUEL CURADO

Em apenas nove meses (de j ane ir o a s e t e mbro de 2018), a PSP deteve 210 carteirist­as em Lisboa, mais 82 do que em igual período do ano passado. Os números foram avançados ao CM pelo diretor de Relações Públicas da PSP, intendente Alexandre Coimbra, que acrescenta que os gangs responsáve­is por estes crimes, na maioria da Europa de Leste, terão lucrado cerca de 4,5 milhões de euros com o furto de carteiras, estimativa relativa ao primeiro semestre deste ano.

Este valor foi alcançado através da soma das verbas e do custo de todos os bens furtados aos autores das queixas.

O aumento na proativida­de policial, no Comando de Lisboa, prende-se com a constituiç­ão

GANGS DE LESTE ROUBARAM 4,5 MILHÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE

de uma equipa especializ­ada no combate a carteirist­as, no seio da Divisão de Investigaç­ão Criminal. Face ao grande afluxo de turistas, estes agentes, que atuam à civil, apostam na recolha de informação nas ruas da cidade. Visam a identifica­ção dos suspeitos, tendo a PSP criado uma base de dados de assaltante­s. Os autores dos crimes atuam em ruas de grande concentraç­ão de turistas.

Existem, no entanto, dois obstáculos ao trabalho policial. O primeiro prende-se com o facto de estes assaltante­s, originá- rios de países como a Bulgária, Roménia, Macedónia, Kosovo, Albânia, entre outros, passarem períodos curtos em Portugal. Os bens que furtam, dinheiro ou outros artigos, são em regra postos fora do território nacional em pouco tempo.

A segunda contraried­ade tem a ver com o que os próprios agentes consideram ser as “limitações da lei portuguesa para punir estes assaltante­s”. “A grande maioria fica em liberdade após os interrogat­órios. É difícil fazer com que um assaltante destes fique em prisão preventiva”, referiu ao CM uma fonte policial. Os polícias desejam um ajustament­o da Lei.

 ??  ?? PSP de Lisboa constituiu equipa especial para combater os carteirist­as
PSP de Lisboa constituiu equipa especial para combater os carteirist­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal