Correio da Manha

CASA DO PRESIDENTE CUSTA 893 € POR NOITE

CONCESSÃO r Espaço atribuído por 25 anos a um custo de 2600 euros mensais OBRAS r Empresa MCO II, que ganhou o concurso público, fez a reabilitaç­ão dos imóveis por 3,7 milhões de euros

- JOÃO SARAMAGO

Aantiga casa do presidente da Câmara de Lisboa está disponível no alojamento local. A diária não é, contudo, acessível a qualquer bolsa. No site de reservas turísticas Booking, o custo por uma noite pode atingir os 893 euros. O presidente da autarquia, Fernando Medina, que o nte m apresentou um programa para travar o alojamento turístico nos bairros históricos, frisou que a casa “é um edifício municipal” mas negou que tenha o título de residência oficial.

“O presidente da câmara não tem residência oficial, esse é um nome histórico que foi atribuído a um edifício no parque de Monsanto e que há largos anos não tem esse estatuto. Por isso não existe, a lei não o permite”, referiu Fernando Medina.

O edifício municipal integra um conjunto mais vasto de propriedad­es que foram concession­adas à empresa MCO II, que em Lisboa tem a gestão de outros espaços públicos, como o mercado de Campo de Ourique. Ao CM, a direção da MCO II - empresa na área de turismo e eventos – esclareceu que “em 2014 respondeu ao concurso público”. “Ganhou o mesmo em novembro do mesmo ano, fic ando re s - ponsável pela concessão.”

Fernando Medina referiu, por sua vez, que “a câmara fez a atribuição de uma concessão para a exploração de um espaço que estava fechado porque não era residência do presidente da câmara e que nem iria ser mais”. A Câmara de Lisboa adiantou que “a concessão en- volveu a recuperaçã­o e exploração de uma parte delimitada da Quinta da Pimenteira, o Moinho do Penedo e duas casas de função - todas localizada­s em Monsanto”. “O custo de reabilitaç­ão dos edifíc io s fo i de 3 milhões e 760 mil euros, a suportar pelo concession­ário, ficando este sujeito ainda ao pagamento de uma renda mensal de 2600 euros, acrescidos de IVA, durante os 25 anos previstos no contrato”, adiantou a autarquia em comunicado.

MEDINA RECUSA QUE CASA POSSA SER DEFINIDA COMO RESIDÊNCIA OFICIAL

 ??  ??
 ??  ?? Arrendamen­to
Arrendamen­to
 ??  ?? permite usufruir de amplo espaço numa casa que inclui uma piscina, em Monsanto
permite usufruir de amplo espaço numa casa que inclui uma piscina, em Monsanto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal