Correio da Manha

“SOU UM EXEMPLO FORA E DENTRO DO CAMPO”

SOFRIMENTO r Ator sofre de Paralisia Supranucle­ar Progressiv­a, uma doença degenerati­va que não tem cura AGRADECIME­NTO r António Cordeiro agradece à CMTV, uma “casa muito humana e disposta a ajudar os artistas”

- Ronaldo diz-se feliz e abençoado

OCMe a CMTVvão apoiar as iniciativa­s solidárias que visam angariar fundos para ajudar o ator António Cordeiro, que há alguns meses foi diagnostic­ado comumaPara­lisia Supranucle­ar Progressiv­a (PSP), uma doença degenerati­va e sem cura. Umjantar solidário reunirá amigos dia 26 de outubro, pelas 20h00, no salão dos Bombeiros Voluntário­s de Sul e Sueste, no Parque Empresaria­l da Quimiparqu­e, no Barreiro; e a 2 de novembro será a vez de artistas consagrado­s darem umconcer- to na Casa da Cultura da Quimiparqu­e, pelas 20h00. Todas as informaçõe­s estão disponívei­s na página de Facebook ‘Solidaried­ade António Cordeiro’. Em conversa com o CM, o ator, de 59 anos, reconhece que a doença o apanhou despreveni­do “na curva da vida”, mas garante sentir-se “cheio de projetos e de vontade de fazer coisas”. Só que a sua realidade fisiológic­a é bastante diferente da sua vontade: “Não fiz nada de mal para que esta doença me acontecess­e, fui apanhado por ela. Hoje, a minha história é viver cada dia como mais ume pensar como sobreviver”. Os médicos não lhe deram “nem esperança, nem umprazo de vida”, conta. “É deixar correr a ver quanto dura”, diz ainda o artista, que vimos pela última vez em televisão na novela ‘Espelho d’Água’, da SIC, em2017. Questionad­o sobre se, antes de sofrer de PSP - que se assemelha a Parkinson e demência -, já tinha pensado na morte, António responde que sim, e que, para si, “aideiade morrer é ade deixar de

estar comquemmai­s importa”. O ator revela também que se informoumu­ito bemsobre estapatolo­gia, mas reconhece já ter esquecido tudo o que leu. “Acho que é preferível. Para mim, acoisamais importante navidaé sentir este carinho dos familiares, dos amigos e dos fãs”, diz, acrescenta­ndo: “Acredito que as pessoas me dão valor e me apoiam. Sinto-me apoiado pela CMTVe é umasensaçã­o fantástica. Significa que esta casa é muito humana e que está disposta a apoiar os artistas que passam dificuldad­es”, remata.

 ??  ??
 ??  ?? O ator apresentou o programa ‘Palácio do Burlesco’ na CMTV, em 2013
O ator apresentou o programa ‘Palácio do Burlesco’ na CMTV, em 2013
 ??  ?? António Cordeiro descobriu a doença há alguns meses
António Cordeiro descobriu a doença há alguns meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal